21.6 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioGazeta BrasilXV FECTI 2021: Fundação Cecierj realiza o maior evento de ciência e...

    XV FECTI 2021: Fundação Cecierj realiza o maior evento de ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    A Fundação Cecierj realiza, entre os dias 1 e 4 de dezembro, a XV FECTI 2021, a maior feira de ciência e tecnologia do estado do Rio de Janeiro. Realizado anualmente pela vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento terá a apresentação de 79 projetos finalistas, que foram desenvolvidos em escolas situadas em 24 municípios fluminenses, que serão exibidos por estudantes dos Ensinos Fundamental II, Médio e Técnico e avaliados por membros de um Comitê Científico.

    Durante a realização da feira também serão oferecidas palestras e oficinas para formação continuada de professores, ministradas por parceiros da XV Fecti e pela equipe da PCI – Praça da Ciência Itinerante, iniciativa da Fundação Cecierj. Para assistir ao vivo a apresentação dos projetos, palestras e oficinas, os visitantes devem se cadastrar em: https://expo360.emuseudoesporte.com.br/emuseu/ . Haverá, ainda, uma mostra aberta ao público, por meio da qual os visitantes poderão conhecer os projetos de pesquisa e votar nos seus favoritos pelo link: https://fecti.cecierj.edu.br/mostra. A programação completa está disponível na página do evento em https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/ .

    “A Fecti é um importante evento de ciência e tecnologia e que valoriza os alunos que amam essa área! A Fundação Cecierj está realizando um belíssimo trabalho em promover essa feira. Eu apoio essa iniciativa, pois só com muito incentivo e estímulo é que conseguiremos dar oportunidade e esperança para esses jovens brilhantes”, comentou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

    Já o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires, destacou que a FECTI é um dos mais importantes eventos no estado voltado para a educação básica. “Por isso, a realização de mais uma edição nos enche de orgulho e felicidade. A principal missão da Fundação Cecierj é levar uma educação pública e de qualidade para a população fluminense e isso passa pelas iniciativas de divulgação científica, que estimulam o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia e é um dos grandes pilares do nosso trabalho”, destacou.

    Adesão e desafio

    A XV FECTI teve um total de 102 trabalhos inscritos, 83 pré-selecionados (79 finalistas), com a participação de projetos indicados por seis feiras afiliadas. A novidade desta edição de 2021 é a concessão de quatro bolsas de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A) do CNPq, por seis meses, a professores de escolas públicas, orientadores ou coorientadores de projetos finalistas.

    “Devido à adesão de escolas e municípios à iniciativa da feira de ciências estadual, enfrentamos o desafio de realizar a 15ª edição do evento no formato virtual. A continuidade da feira tem-se mostrado extremamente importante, considerando que o processo de investigação na escola contribui não somente para a melhoria do ensino e o surgimento de novos cientistas, mas também para a formação de cidadãos críticos e participativos”, explicou a coordenadora da FECTI, professora Vera Cascon.

    Premiação

    Alunos e professores que participam da FECTI, cujos projetos são finalistas, concorrem em seis categorias: Ciências no Ensino Fundamental II (6º e 7º Ano), Ciências no Ensino Fundamental II (8º e 9º ano), Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia e na categoria Interdisciplinar. Os trabalhos de pesquisa finalistas em três modalidades de projeto também concorrem a premiações, como troféus e medalhas para a escola e alunos dos projetos mais bem colocados em cada categoria e ainda as seguintes categorias:

    • Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto primeiro colocado em cada uma das seis categorias das Modalidades 1 e 2.
    • Medalhas para estudantes e professores dos três projetos mais bem colocados em cada categoria das Modalidades 1 e 2.
    • Prêmio Divulgação Científica – Medalhas para estudantes e professores autores do melhor projeto em cada Categoria, considerando a apresentação dos estudantes e a escrita científica.
    • Prêmio Meninas na Ciência – Medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar na XV FECTI, como forma de incentivo e reconhecimento ao papel das mulheres na ciência.
    • Bolsas ICJ: 15 bolsas Iniciação Científica Júnior do CNPq para alunos autores de projetos premiados nas Modalidades 1 e 2, que estiverem cursando o ensino médio ou técnico até o final de 2022.
    • Bolsas para professores: quatro bolsas ATP-A do CNPq, por seis meses, para professores de escolas públicas, orientadores ou coorientadores de projetos finalistas.
    • FEBRACE: quatro projetos da Modalidade 1 serão indicados para participar da FEBRACE de 2022, organizada pela Universidade de São Paulo (USP).
    • Ciência Jovem: dois projetos das Modalidades 1 ou 2 serão indicados para participar da Ciência Jovem 2022, organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda (PE).
    • MOSTRATEC: três projetos das Modalidades 1 ou 2 receberão credenciamento para participar da MOSTRATEC de 2022, organizada pela Fundação Liberato – Novo Hamburgo (RS).
    • FeNaDante: dois projetos das Modalidades 1 ou 2 receberão credenciamento para participar da feira do Colégio Dante Alighieri de 2022.
    • Pré-seleção de até 20 projetos da Modalidade 3 para a XVI FECTI – 2022.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui