19.7 C
Maricá
sexta-feira, novembro 1, 2024
More
    InícioGazeta BrasilDezembro Vermelho: conscientização e prevenção contra AIDS em Itaboraí

    Dezembro Vermelho: conscientização e prevenção contra AIDS em Itaboraí

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    Em celebração ao Dia Mundial de luta contra a AIDS, nesta quarta-feira (1º/12), a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou uma ação de conscientização e prevenção contra o HIV, na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco (PEMVJOF), em Manilha. No evento, foram disponibilizados testes rápidos para identificação do vírus do HIV e também foram distribuídos preservativos.

    O evento foi organizado por profissionais do Programa de IST, AIDS e Hepatites Virais. A ação começou com uma palestra educativa sobre as formas de prevenção. Em seguida, a equipe levou panfletos informativos às ruas e semáforos no entorno da policlínica, em Manilha, e distribuiu preservativos (masculinos e femininos) para a população.

    “Estamos comemorando 33 anos de luta e de conscientização contra o HIV. Esta data constitui uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta e para melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública. O número casos confirmados de HIV entre pessoas de 15 a 24 anos aumentou muito nos últimos anos em Itaboraí e uma das formas mais seguras de prevenção é o uso do preservativo. O morador pode solicitar as camisinhas masculinas e femininas em todas as unidades de saúde do município”, destacou a coordenadora do programa, Ana Paula Rangel.

    Além dos preservativos, os testes rápidos para identificação do vírus também são realizados em todas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Se preferir, o cidadão também pode fazer o teste rápido de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, diretamente na sede do SAE IST/AIDS e hepatites virais, em Nancilândia (Avenida Luiz Fernando de Nanci, lt. 17, qd. 13). A assistente social do programa, Thaís Porto, ressalta que o sigilo é garantido.

    “A vergonha ainda é um tabu. Mas o itaboraiense pode ficar seguro porque todo o processo é feito com sigilo, desde a testagem até o tratamento. A rapidez na detecção da doença pode ajudar muito no tratamento que é oferecido gratuitamente pelo SUS”, reforçou a assistente social.

    A ação contou ainda com a participação de profissionais do Consultório na Rua, Projeto Integrar e Coordenação de Saúde da População Negra, além da diretora da PEMVJOF, Daniele Fortunato, e da diretora do Departamento de Assistência das Doenças Transmissíveis, Mônica Jambôr.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui