Acervo: Orlando Marins e Museu Histórico de Maricá
Mesmo com um atraso de 9 anos em relação ao início das transmissões de TV brasileiras, sendo que essa propagação começou no ano de 1950 através da TV Tupi (Canal 6 no Rio de Janeiro), a cidade maricaense recebeu o primeiro aparelho de TV no ano de 1959. O dono desse primeiro equipamento de comunicação em vídeo foi um senhor chamado Jovino Duarte de Oliveira, um cidadão maricaense e trabalhava como coletor de impostos estaduais.
A marca da TV era Admiral, tela super cascod com tamanho de 21 polegadas. Agora os jovens da cidade naquela época tinha oportunidade de assistir à noite os programas como “Circo do Carequinha” e para os adultos eles assistiam o “Repórter Esso”. O senhor Jovino deixava a garotada assistir à vontade os programas de TV na sua casa, pois havia risco nenhum, consequentemente a residência dele ficava cheia. De acordo com registros históricos, às vezes, a sala e a varanda tornavam-se verdadeiros “palcos”, acredita-se que toda noite existia um público de 100 pessoas para assistir, esse número grande era por causa do domicílio de Jovino que ficava bem no Centro de Maricá, vale lembrar também que o mesmo não cobrava ingresso para moradores assistirem.
Alguns anos depois, outros televisores chegaram na cidade maricaense como a do Esporte Clube Maricá (cobrava ingresso), do Dr. Francisco de Oliveira e do Sr. Álvaro Bittencourt.
Agradecimentos e informações obtidas através do contando a história de Maricá (Livro do professor e historiador Cezar Brum).