22.9 C
Maricá
terça-feira, outubro 29, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíI Conferência Municipal de Saúde Mental é realizada em Itaboraí

    I Conferência Municipal de Saúde Mental é realizada em Itaboraí

    Data:

    Últimas Notícias

    Seminário em Maricá debate o impacto da economia na classe trabalhadora

    Seminário gratuito sobre economia acontece em Maricá Por meio da...

    Polícia prende Homem com arma e munição em abordagem no Centro

    Na madrugada desta segunda-feira (28), policiais do 12º Batalhão...

    Vini Jr. Fica de fora da premiação da Bola de Ouro 2024

    Os prêmios anuais da revista France Football para a...

    Maricá Celebra Ziraldo com programação especial na Festa Literária Infantil

    A Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) dedicou um...

    Com o objetivo de cumprir a etapa municipal chamada pelo Conselho Nacional de Saúde, foi realizada a I Conferência Municipal de Saúde Mental, na manhã desta quarta-feira (08/12), no Colégio Adventista, no Centro. Homenageando Celeste Maria Campos, o evento foi promovido por meio de uma parceria entre o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

    A conferência teve como tema principal “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”. A abertura contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti; o coordenador da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Guilherme Manhães; a representante da comissão organizadora, Adriana das Graças; e o representante do Conselho Estadual de Saúde, Elias dos Santos.

    “Esse espaço coletivo é o melhor lugar para discutir todas as questões e trocar experiências. Ninguém faz nada sozinho. A gestão não pode ficar isolada apenas com suas ideias, mas precisa estar junto com os usuários e com os profissionais, porque são eles que vão levar a frente o que está sendo proposto”, destacou o secretário municipal de Saúde, Sandro Ronquetti.

    O debate foi dividido em cinco eixos: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS (Universalidade, Integralidade e Equidade); Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia; Humanização nos equipamentos da Saúde Mental de Itaboraí.

    Para elucidar o assunto de cada eixo, foram convidados para palestrar os médicos psiquiatras Carlos Eduardo Honorato e Robson Luis da Silva Junior, além do coordenador da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Guilherme Manhães. Na audiência, a conferência contou com delegados inscritos (50% usuários, 25% profissionais de saúde e 25% gestor/prestador) e convidados.

    “Hoje é um dia muito marcante para a cidade. É muito significativo o município convocar uma conferência com tantas pessoas querendo discutir a saúde mental e pensar o que é melhor para a população”, reforçou Guilherme Manhães.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui