O ano de 2021 serve para lembrar e refletir. A pandemia nos trouxe muitos questionamentos, principalmente sobre saúde, justamente nesse ano de isolamento que alguns amigos começam a se juntar e pensar soluções para uma vida mais pautada no coletivo, no alimento do corpo e da alma, desta forma surge a COPAS, um grupo multidisciplinar, que reúne agroecologia, gastronomia, sustentabilidade, artes e cultura.
Dentre os integrantes temos agricultores, geógrafos, cozinheiros, jornalistas, artistas e filósofos, assumindo em conjunto a prática de experimentar uma vida mais plena voltada pra natureza e para o bem viver.
O grupo encontrou em Maricá um local de experimentação e no bairro de Jacaroá e adjacências será o ponto de partida.
O grupo convida a todos para o conhecimento de novas práticas de consumo local que consequentemente vai apoiar a comunidade, as mulheres, os povos originais, as sementes e os saberes ancestrais sempre com olho no futuro.
O grupo COPAS realizará no dia 19 de dezembro a 1ª Feira Comunitária de Jacaroá, são mais de 20 expositores, com produtos locais, orgânicos, cosméticos naturais, comida sem veneno, famílias de produtores, iniciativas sustentáveis, terapias corporais, bom uso da terra e das águas.
Além das exposições haverá também a presença da Orquestra Sinfônica e Popular Raul de Barros, para apreciar a vista e desfrutar.
A ação contará com o apoio da Prefeitura de Maricá e das Secretarias de Economia Solidária, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.