Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Desfile de moda sustentável leva beleza, elegância e conscientização para o Centro Histórico

Itaboraí ganhou ainda mais glamour às vésperas dessa virada de ano. Tudo isso, porque a escadaria da Igreja Matriz de São João Batista, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, foi palco do desfile de lançamento da coleção “Revive” Do lixo ao luxo, do estilista Guilherme Tavares. O evento ocorreu na última quarta-feira (29/12) e marcou o encerramento oficial da programação do Natal Luz, na cidade.

O lançamento dessa nova coleção tem como objetivo principal chamar atenção para questões voltadas para o Meio Ambiente, principalmente sua preservação. Para isso Guilherme Tavares se inspirou na Era Imperial, com criações clássicas, contemporâneas e peças confeccionadas a base de sacolas plásticas, pet, papelão, jornal, entre outros materiais recicláveis.

A principal praça da cidade foi escolhida como cenário para o evento por ser um ambiente de características típicas do interior, o que reforça a proposta do desfile. Guilherme Tavares é natural do Rio de Janeiro e veio de uma família formada por artesãos e alfaiates, o que indica que o dom está em seu DNA e foi dessa forma que o estilista aprendeu a fazer moda. Com o passar do tempo, Guilherme conseguiu unir duas paixões: moda e causas ambientais.

Em 2007 foi convidado pelo fotógrafo, Fernando Torquatto para fazer o “Calendário Natureza Vivo” onde nomes como Preta Gil, Mariana Weickert, Eliana, Danielle Winitis e Camila Morgado, vestiram roupas feitas com ferro, papel, plástico, alumínio, filtros de café, papelão e embalagens, levantando a bandeira da importância da reciclagem e da preservação ambiental. Enquanto preparava os modelos, o estilista falou sobre o sentimento de lançar esse trabalho e a importância disso estar acontecendo em Itaboraí.

“Essa noite é muito importante, porque desde 2007 eu venho fazendo várias ações sociais em prol do Meio Ambiente. Ser precursor de algo que pode impactar o mundo e mudar a consciência das pessoas a respeito desse comportamento está sendo uma grande honra, principalmente por estar aqui em Itaboraí que é uma cidade que eu amo. Vim pra Itaboraí no lockdown do ano passado pra ficar mais próximo da família e aqui foi o primeiro lugar que me surgiu para realizar esse lançamento. Então abrir portas para esse novo mercado, para o mundo da moda, para o mundo da música e produzir esses jovens maravilhosos está sendo o maior incentivo para que esse evento esteja acontecendo hoje”, expressou Guilherme.

A estreia dessa nova coleção contou com apoio da Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias de Turismo e Eventos; Cultura, Meio Ambiente e Urbanismo.

“Quero agradecer primeiramente a Deus e a todos pela presença. Agradeço também ao prefeito, Marcelo Delaroli por ter me dado a oportunidade de trabalhar em prol da Cultura e ajudar na transformação do nosso município. Deixo um abraço especial aos secretários, José Carlos Cobra e Jhonatan Ferrarez, estendendo a todos os demais secretários municipais. Muito obrigado, Guilherme, esse estilista incrível, que nos procurou e hoje o nosso sonho está virando realidade”, falou o gestor da pasta de Cultura, Roberto Costa.

O evento de moda sustentável, que foi aberto ao público, contou com espectadores de várias regiões como Esther Fontoura, de 13 anos, moradora de São Gonçalo, que representou o Rio de Janeiro no Miss Universo, categoria infanto-juvenil. “Eu achei um desfile muito bonito, gostei muito do tema e é muito importante para conscientizar todo mundo”, contou Esther.

Vale destacar que os modelos newface (novos talentos) selecionados são itaboraienses e atravessaram a passarela ao som do show do cantor John Bianchi, finalista do The For Brasil, que animou a praça e arrancou aplausos da plateia. Além dos secretários municipais de Turismo e Eventos, José Carlos Cobra; Cultura, Roberto Costa; e Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, prestigiaram o evento o secretário de Agricultura, Abílio Pereira, e a presidente do Itaprevi, Joana Lage.

Sair da versão mobile