O ano de 2021 foi de retomada para Itaboraí. A Prefeitura de Itaboraí, sem deixar de lado a responsabilidade no enfrentamento a Covid-19, com muito cuidado e respeitando os protocolos, movimentou a cidade promovendo eventos para as famílias da cidade. A histórica Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, voltou a ser palco de momentos inesquecíveis que ficarão para sempre na memória de Itaboraí.
Assim que a bandeira das orientações contra Covid-19 permitiu, a Prefeitura de Itaboraí – através do trabalho em conjunto das secretarias de Cultura; Esporte e Lazer; Turismo e Eventos; Saúde; Trabalho e Renda, e Segurança – iniciou o projeto “Domingo na Praça”, fechando as ruas ao redor do local para a população se divertir com atrações culturais e esportivas.
“Estamos trabalhando incansavelmente para resgatar o orgulho de ser Itaboraiense, através dos projetos Domingo na Praça, Natal Luz, Feiras, Eventos que promovemos esse ano. É um grande diferencial que nós temos. Esse foi o ano em que nos dedicamos a ouvir a população de Itaboraí na rua. Isso demonstra o quanto estamos abertos ao diálogo e às mudanças necessárias. Um ano se passou e aqui estou novamente para falar, não mais de sonhos, mas de muito trabalho, de ações importantes que foram possíveis executarem em tão pouco tempo, porque contei de forma grandiosa com o apoio dos vereadores que compõem essa casa. Hoje, com apenas um ano de mandato, recuperamos a credibilidade financeira e administrativa do nosso município”, comentou o chefe do Executivo, Marcelo Delaroli.
Eventos especiais aconteceram nesse ano, a começar com as comemorações dos 188 anos da cidade em maio, com direito ao retorno da tradicional cavalgada e até passeio de balonismo. A cidade também mostrou que tem vocação esportiva com passeios ciclistas e caminhadas. O Desafio DSI foi destaque nacional ao unir atividade física e solidariedade coletiva.
“No ano que vem, a nossa meta é entregar cinco mil cartões da moeda social Pedra Bonita. Moeda que vai circular dentro da cidade, trazendo mais renda para as famílias e incentivando o comércio local. O projeto do Vermelhinho já foi desenvolvido e aprovado pela Câmara de Vereadores. Em parceria com o Governo do Estado, teremos a revitalização da Avenida 22 de Maio. Além de aplicar com responsabilidade os recursos que conseguimos em Brasília ao longo deste ano. 2022 será um ano promissor e estou muito animado. Será o melhor ano para Itaboraí”, argumentou o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, com a sensação de que não faltou trabalho no primeiro ano de gestão.
Itaboraí ganhou de volta importantes patrimônios, como o retorno das atividades do Parque Paleontológico São José, em Pachecos, as reformas das praças do Bambus e da Fonte Carioca. A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, e a Casa Paulina Porto, ambas localizadas na Praça Marechal Floriano Peixoto, se consolidaram como principais berços para promoção dos artistas e fazedores de culturas locais. Foram inúmeras exposições, oficinas e lançamentos realizados ao longo do ano.