Com objetivo de mitigar os impactos que possam ser causados pelas chuvas de verão no município, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, apresentou um plano de contingência detalhado para prevenção e ação, na manhã desta quinta-feira (06/01), no Salão Nobre da sede do Executivo municipal.
O plano de contingência de enchentes, inundações e alagamentos estabelece os procedimentos a serem adotados em resposta a emergências e desastres relacionados a estes eventos naturais. Realizada pelo secretário municipal de Defesa Civil, coronel Ricardo Nunes, a apresentação contou com a presença de representantes de diversas secretarias municipais.
“Itaboraí tem um histórico dos últimos 20 anos de enchentes, inundações e alagamentos decorrentes de chuvas de verão, ocorridas normalmente entre novembro e abril de cada ano. Por ser cortado por vários rios, córregos e por ter bairros margeando a Baía de Guanabara, o município sofre com constantes áreas inundadas nestas épocas”, explicou o coronel Ricardo Nunes, durante a apresentação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, o plano foi desenvolvido a partir da análise desse histórico, das avaliações e mapeamento de risco efetuados pela Defesa Civil de Itaboraí, bem como pelo Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM), e dos cenários de risco identificados como hipóteses de desastres. Na apresentação, também foi exibido o plano de gerenciamento de abrigos temporários e como funcionam, caso tenham que ser instalados nos bairros.
Informações
Para receber informações sobre a possibilidade de chuvas, ventos e riscos de desastres no município, os itaboraienses podem contar com um canal direto com o órgão. Para se cadastrar, basta enviar um SMS (mensagem de texto) para o número 40199 e informar o Código de Endereçamento Postal (CEP). O serviço é totalmente gratuito e tem por objetivo preparar a população de forma antecipada para prevenir acidentes em decorrência de fenômenos naturais. Em caso de emergência, ligue 199.