Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Defesa Civil apresenta plano de contingência para chuvas de verão em Itaboraí

Com objetivo de mitigar os impactos que possam ser causados pelas chuvas de verão no município, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, apresentou um plano de contingência detalhado para prevenção e ação, na manhã desta quinta-feira (06/01), no Salão Nobre da sede do Executivo municipal.

O plano de contingência de enchentes, inundações e alagamentos estabelece os procedimentos a serem adotados em resposta a emergências e desastres relacionados a estes eventos naturais. Realizada pelo secretário municipal de Defesa Civil, coronel Ricardo Nunes, a apresentação contou com a presença de representantes de diversas secretarias municipais.

“Itaboraí tem um histórico dos últimos 20 anos de enchentes, inundações e alagamentos decorrentes de chuvas de verão, ocorridas normalmente entre novembro e abril de cada ano. Por ser cortado por vários rios, córregos e por ter bairros margeando a Baía de Guanabara, o município sofre com constantes áreas inundadas nestas épocas”, explicou o coronel Ricardo Nunes, durante a apresentação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil, o plano foi desenvolvido a partir da análise desse histórico, das avaliações e mapeamento de risco efetuados pela Defesa Civil de Itaboraí, bem como pelo Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM), e dos cenários de risco identificados como hipóteses de desastres. Na apresentação, também foi exibido o plano de gerenciamento de abrigos temporários e como funcionam, caso tenham que ser instalados nos bairros.

Informações

Para receber informações sobre a possibilidade de chuvas, ventos e riscos de desastres no município, os itaboraienses podem contar com um canal direto com o órgão. Para se cadastrar, basta enviar um SMS (mensagem de texto) para o número 40199 e informar o Código de Endereçamento Postal (CEP). O serviço é totalmente gratuito e tem por objetivo preparar a população de forma antecipada para prevenir acidentes em decorrência de fenômenos naturais. Em caso de emergência, ligue 199.

Sair da versão mobile