26 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioDestaque NewsMaricá orienta população sobre cuidados com cães nas praias

    Maricá orienta população sobre cuidados com cães nas praias

    Data:

    Últimas Notícias

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...

    Campanha em Maricá destaca importância da doação de leite materno

    A Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19) uma...

    Com o verão atraindo mais banhistas às praias de Maricá, a Prefeitura preocupou-se em reavivar as regras de convivência entre os frequentadores e tutores de cães na orla. A ideia é que haja harmonia com a presença de todos, a partir da utilização de adereços que protegem os banhistas e os próprios animais de quaisquer dissabores.

    De acordo com a Lei Estadual 3.205 de 1999, os tutores dos animais de raças mais aguerridas (ou mesmo os de cães que se assustam facilmente e reagem mal) devem utilizar guias com enforcador e focinheira nos espaços públicos. A legislação determina ainda que os animais sejam guiados por adultos maiores de 18 anos.

    Proteção animal e SEOP juntas

    O coordenador de Proteção Animal, Fabiano Novais, pediu apoio à Secretaria de Ordem Pública para fiscalizar locais públicos, principalmente as praias, que ficam lotadas nessa época do ano.

    “Soltar o cão na areia não é uma atitude prudente, pois abre precedentes para que outras pessoas façam o mesmo. Muitos não têm controle sobre o animal, e o próprio tutor pode, assim, complicar a situação. Por isso, as regras são necessárias”, afirmou.

    O que diz a lei

    O artigo 4º da lei estadual cita de forma específica as raças pitbull, fila, doberman e rottweiler, animais comumente de atitude mais feroz com estranhos para que estejam com os adereços de proteção. A restrição se estende a outros logradouros públicos onde haja concentração de pessoas como ruas, praças, jardins e parques públicos, além do entorno de escolas e unidades de saúde (hospitais e ambulatórios).

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.