A Prefeitura de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, confirmou, nessa sexta-feira (7), o primeiro caso de coinfecção por Covid-19 e Influenza no município. Apesar de estar com os dois vírus, a paciente passa bem e não apresenta sintomas graves.
Segundo a prefeitura, a constatação foi feita em um laboratório privado que comunicou à Vigilância Epidemiológica do município.
Rondonópolis tem registrado um aumento de casos da covid-19 e um surto de síndrome gripal, o que possibilita a infecção conjunta de influenza e coronavírus.
Rondonópolis registra 1º caso de coinfecção por covid e influenza
Entre terça-feira (4) e sexta-feira (7), 104 novos casos de Covid-19 foram confirmados e nos últimos 10 dias, 524 casos de síndrome gripal foram notificados pela Vigilância Epidemiológica.
Somente nessa sexta, mais de 2 mil pessoas foram atendidas nas Unidades Básicas de Saúde com sintomas respiratórios.
A Secretaria de Saúde do município informou que as pessoas com sintomas leves de gripe ou Covid-19 procurem uma unidade de saúde mais próxima, onde são feitos os testes para detectar a Covid-19 e o diagnóstico da influenza.
Surto de gripe
Uma nova variante do vírus Influenza está circulando no país e, em Mato Grosso, um surto de gripe já é registrado desde o mês passado. No dia 26 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), emitiu um alerta para o aumento dos casos de Influenza na capital.
Um dia após o Natal, foi registrada superlotação em Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Pelo menos três unidades de saúde apresentam reclamações de problemas no atendimento.
Segundo a SMS, sábado e domingo (1° e 2) foram realizados 2.458 atendimentos nas unidades de saúde da capital, cerca de 60% foram por síndrome gripal.
Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, o cenário é o mesmo. Quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) passaram a atender somente casos de gripe devido a demanda.
Na UPA do bairro Ipase, por exemplo, a média têm sido de 1.500 atendimentos de casos de gripe por dia, 50% a mais que em dias considerados normais pela direção da unidade.
O vírus
A gripe, ou influenza sazonal, é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias, tem comportamento sazonal, cujo aumento de casos ocorre nas estações mais frias.
Apresenta febre, calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dor no corpo, falta de ar, dor na garganta, dor nas juntas, fraqueza, secreção nasal excessiva e tosse seca, podendo ter ainda diarréia, vômitos, fadiga, rouquidão, olhos vermelhos e lacrimejantes.
A febre (temperatura igual ou superior a 37,8°C) é o sintoma mais importante e tem duração em torno de 2 ou 3 dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução.
Fonte:G1.