31.8 C
Maricá
quinta-feira, abril 3, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaior fiscalização e transparência em Maricá

    Maior fiscalização e transparência em Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    Corpo é encontrado enterrado sob pedras em Maricá

    Um homem foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira...

    Itaboraí reforça compromisso com o autismo e amplia atendimento especializado

    No Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2/4), Itaboraí...

    Duas mulheres trans são presas por extorquir turista norueguês em Copacabana

    Duas mulheres trans foram presas em flagrante, nesta quarta-feira...

    Policial militar é morto a tiros dentro de carro na Avenida Brasil

    O policial militar Marcelo José Batista foi encontrado morto...

    Foto: Evelen Gouvêa

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda, criou o 1º Plano Anual de Fiscalização com objetivo de consolidar um modelo de governança moderno e eficiente que seja capaz de inibir a evasão fiscal, aumentar a arrecadação própria do município e contribuir para a competitividade da economia local. Os detalhes do plano elaborado pela Subsecretaria de Receita, que prevê maior fiscalização e transparência da administração pública, foram publicados no Jornal Oficial de Maricá (JOM), no dia 29 de dezembro de 2021.

    De acordo com o documento, a Prefeitura pretende, a partir de agora, divulgar o plano ao final de cada ano com as principais ações a serem desencadeadas no ano seguinte, garantindo a transparência e o controle pelo cidadão dos atos prestados pela administração tributária, evidenciando o planejamento permanente da fiscalização e destacando sempre os resultados obtidos no ano anterior em função das ações desenvolvidas.

    “Apesar dos anos de 2020 e 2021 terem sido extremamente desafiadores para a arrecadação tributária em função da pandemia de Covid-19, o resultado financeiro proveniente do trabalho de fiscalização vem crescendo expressivamente no município de Maricá, contrariando as expectativas mais pessimistas e se contrapondo inclusive ao resultado de muitos municípios do país que perderam em arrecadação”, avaliou Leonardo Alves, secretário de Planejamento Orçamento e Fazenda de Maricá.

    Metas para 2022

    Para garantir o alcance das metas de arrecadação previstas para o próximo exercício, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda decidiu convocar mais 20 fiscais de tributos já aprovados em concurso público, que não puderam tomar posse antes de 2022 por força de lei federal que impediu o aumento de despesas com pessoal durante a pandemia.

    Com a chegada desses novos profissionais, será possível implementar ações de fiscalização específicas, de maneira que a ação esteja mais próxima da ocorrência do fato gerador (sobretudo do ISS), visando aumentar a presença fiscal no dia a dia das atividades econômicas do município.

    “Temos muito ainda por fazer, incluindo a própria execução do plano ao longo do exercício de 2022, mas espero que esse seja um passo determinante no sentido da busca de uma arrecadação tributária própria eficiente e sustentável, e que sejamos cada vez menos dependentes das receitas provenientes da distribuição dos royalties do petróleo”, disse Carlos Eduardo Gonçalves, gerente de Fiscalização de Tributos.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui