22.3 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta RioÁguas do Rio encontra registro soterrado em bairro de Nilópolis

    Águas do Rio encontra registro soterrado em bairro de Nilópolis

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    Cerca de 2 mil moradores do bairro Santos Dumont, em Nilópolis, hoje têm mais água na torneira. Na última semana, equipes da concessionária Águas do Rio localizaram um registro que, de acordo com moradores, estava quebrado e perdido há mais de 10 anos. O equipamento estava coberto por camadas de asfalto na Rua Vicente Celestino, foi encontrado por detectores de metais e agora funciona 24 horas. A descoberta da peça faz parte de um plano de estudo geográfico da concessionária na Baixada Fluminense com o objetivo de melhorar o abastecimento da região.

    De acordo com o coordenador operacional da concessionária em Nilópolis, Aislan Miossi, o registro quebrado era um dos motivos para a baixa pressão na rede da região.

    “Nós analisamos os cadastros e mapas do sistema de distribuição de água existentes e, baseados em nossa experiência, realizamos sondagens com detectores de metal. O registro foi localizado e estava há cerca de 60 cm de profundidade, com a comporta quebrada, o que obstruía a passagem da água, prejudicando de forma crítica o fornecimento”, relata Aislan.

    A equipe operacional da Águas do Rio realizou os reparos e a desobstrução do registro, que passou a operar 24 horas por dia e agora faz parte do cadastro georreferenciado que a empresa está elaborando. O diretor executivo na Baixada, Vitor Hugo Gabriel, acrescenta que outros estudos estão sendo realizados para melhorar o abastecimento no bairro Santos Dumont.

    “A descoberta desse registro e a liberação do fluxo na água na rede foi muito importante. Aproveitamos para iniciar a setorização desse trecho, ou seja, mapear a área de influência desse registro e acompanhar a vazão e os níveis de pressão que chegam aos imóveis. Dessa forma podemos identificar e corrigir alterações como perdas de água no sistema. Vamos continuar promovendo melhorias como esta, que resultam em avanços no saneamento básico e na qualidade de vida dos cidadãos da Baixada Fluminense”, afirma Vitor Hugo.

    A missão de promover vidas mais dignas e saudáveis com o acesso à água potável tem sido percebida pelos moradores da região. Desde que o fornecimento foi regularizado, Rafael Salgado parou de usar a bomba na sua residência. “Antes eu precisava comprar água e ligar a bomba. Não imaginávamos que esse serviço poderia mudar a nossa rotina de uma maneira tão positiva. Agradeço à empresa pelo rápido retorno”, elogiou Rafael.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui