24.2 C
Maricá
terça-feira, abril 8, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíPássaro conhecido como Mãe-da-Lua é resgatado em Itaboraí

    Pássaro conhecido como Mãe-da-Lua é resgatado em Itaboraí

    Data:

    Últimas Notícias

    Polícia Civil age contra facção na Zona Oeste do Rio

    A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (8), uma nova...

    Maricá enfrenta nova onda de queimadas e cobra ação contra crise climática

    Nos últimos meses, Maricá voltou a sofrer com incêndios...

    Maricá cria força-tarefa para resolver problemas de energia

    Maricá deu um passo importante para melhorar o serviço...

    300 mil mulheres morrem por ano durante a gravidez ou o parto, alerta OMS

    No Dia Mundial da Saúde (07/04), a Organização Mundial...

    Resgatado em Três Pontes, uma ave da espécie Urutau (também conhecida como Mãe-da-Lua) foi devolvida à natureza, na manhã desta terça-feira (18/01), no Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí, no distrito de Cabuçu. A soltura foi realizada por agentes do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPAM) da Guarda Municipal.

    Com nome científico de Nyctibius griseus, o urutau é uma ave silvestre da Mata Atlântica de hábitos noturnos, que se alimenta de insetos e pequenos animais. Sua característica mais conhecida é a da plumagem capaz de camuflar em troncos secos de árvores e galhos, protegendo-a dos predadores.

    O pássaro foi devolvido ao habitat natural após passar por uma avaliação dos agentes de resgate. De acordo com o GEPAM, o animal apresentava boas condições físicas quando foi resgatado, por isso a soltura foi realizada no mesmo dia da ocorrência. O coordenador da GEPAM, agente Silveira, informou que o animal é natural da região.

    “A ave entrou na residência durante a noite e, logo pela manhã, os moradores solicitaram o resgate. O pássaro é natural da Mata Atlântica, podendo ser encontrado em campos abertos ou até em centros urbanos. Mais uma vez o Gepam realizou o seu trabalho de reintegração à natureza de mais uma espécie”, disse Silveira

    Para solicitar o resgate de animal silvestre, a população itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itaboraí, que as informações relativas à proteção ambiental são encaminhadas para o GEPAM.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui