32.4 C
Maricá
quinta-feira, abril 3, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta RioAbastecimento de água em Paquetá será monitorado 24 horas por dia

    Abastecimento de água em Paquetá será monitorado 24 horas por dia

    Data:

    Últimas Notícias

    Corpo é encontrado enterrado sob pedras em Maricá

    Um homem foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira...

    Itaboraí reforça compromisso com o autismo e amplia atendimento especializado

    No Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2/4), Itaboraí...

    Duas mulheres trans são presas por extorquir turista norueguês em Copacabana

    Duas mulheres trans foram presas em flagrante, nesta quarta-feira...

    Policial militar é morto a tiros dentro de carro na Avenida Brasil

    O policial militar Marcelo José Batista foi encontrado morto...

    Com foco em proporcionar um abastecimento eficiente e seguro para a população de Paquetá, equipes da Águas do Rio instalaram um macromedidor de vazão na principal rede que abastece a ilha. O equipamento vai medir o volume de água que chega na região, o que dará maior controle operacional para a concessionária, e possibilitará uma tomada de decisão mais rápida e assertiva caso ocorra algum problema na rede.

    O sistema que fornece água para a ilha possui um duto subaquático, de cerca de quatro quilômetros, que sai de São Gonçalo. “Quando acontece um problema nesta linha principal impacta o fornecimento em toda a Ilha. A manutenção é complexa e feita por mergulhadores, exigindo mais tempo para reparos. Com a implantação deste medidor, conseguiremos nos antecipar, com base nas informações que chegarão ao nosso Centro de Operações Integradas (COI). Isso porque o sistema informará imediatamente quando houver alguma anormalidade, fornecendo parâmetros que possibilitam uma tomada de decisão mais rápida para a solução do problema”, explica o diretor executivo da Águas do Rio em Paquetá, Rafael Fendrich.

    Estudos para novo reservatório

    De acordo com o Censo 2022, a Ilha de Paquetá conta com 3.612 moradores, sendo que 93,5% têm acesso à rede de distribuição de água.

    “Hoje, a vazão de água disponibilizada para Paquetá é de 15 litros por segundo. Este volume atende a Ilha, mesmo em períodos de maior consumo. A escolha de instalar o equipamento neste local foi estratégico, pois este é o ponto de partida para abastecer toda a população”, afirma o coordenador de Operações, Ubirajara Alves.

    A Águas do Rio também vai ampliar a reservação de água. “Estudos estão sendo feitos para a implantação de um reservatório na região. Com isso, vamos ganhar ainda mais tempo para solucionarmos reparos mais complexos. Nestes tipos de serviços, a expectativa é que a unidade consiga garantir o fornecimento de água para os moradores por até três dias”, conclui Fendrich.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui