Um morador que está fazendo um trabalho comunitário com excelência no bairro de Guaratiba já começa a ajudar os moradores da localidade! A pessoa que está por trás do belíssimo projeto chamado de ‘Quinze Dias Horta de Bairro’ é o Patric Florenço Quinze Dias, mais conhecido como Xibil, o mesmo chegou no município de Maricá no ano de 1990. Vale destacar que a horta fica localizada na Rua 6 e na Rua 5 (Em frente ao Restaurante K2/Guaratiba).
Tudo começou a 4 anos atrás, inicialmente a horta não era usada de forma comunitária, mas sim de consumo próprio, porém Patric percebeu que o bairro de Guaratiba possui uma imensa área disponível para plantação, locais estes usados há décadas apenas para jogar entulhos de obras e capim, sendo assim uma ação que era para consumo próprio passou para distribuição comunitária.
Patric Florenço (Xibil), falou do seu objetivo para a horta: “O meu intuito é lutar e transformar o ambiente do meu bairro de forma digna e inteligente para se viver, pois sempre é possível as transformações principalmente em uma região que contém um solo de qualidade e espaço disponível para o cultivo… É muito satisfatório poder ajudar as pessoas que a gente gosta.”
Segundo informações, o moradores do local que recebem as hortaliças afirmaram que os alimentos são de boa qualidade, dando retorno positivo o que incentiva ainda mais o idealizador da ação.
Para Xibil é inevitável a expansão do projeto para todo o município maricaense isso porque a transformação adequada da terra em espaços disponíveis só trás benefícios para toda a população.
Até o fechamento desta matéria, Patric não faz parte de um grupo especifico envolvido em agroecologia e agricultura, porém Xibil explicou: “Particularmente ainda não recebi nenhum apoio, pois o espaço que produzo é uma área equivalente a 500 metros, sendo assim consigo conciliar os meus trabalhos na horta e a minha profissão que é na área da construção civil. Recentemente eu recebi uma visita do Secretário de Agricultura de Maricá, Julio Carolino, ele ficou impressionado com o meu desempenho e agendou para fevereiro uma reunião com os moradores do bairro para expandir a agricultura orgânica”.
Em entrevista ao Gazeta 24 Horas Rio, Patric Florenço destacou e finalizou dizendo que a Agricultura Familiar e a Horta Comunitária sendo bem utilizada e sem o uso de venenos podem favorecer a larga escala de produção, consequentemente reduzindo a fome no país.
HORTA COMUNITÁRIA
As hortas comunitárias se desenvolvem a partir da utilização de áreas públicas dentro da cidade fazendo o seu aproveitamento para a produção de alimentos, através do trabalho voluntário e solidário da comunidade monitorados por uma equipe de técnicos que utiliza o sistema de produção agroecológico.
BENEFÍCIOS
Em busca do bem-estar coletivo, ações sociais e educacionais como hortas comunitárias são estimulantes para melhorar ambientes e a interação entre as pessoas nas cidades. Os benefícios das hortas são muitos, promovem a integração, revitalizam espaços e oferecem acesso a alimentos saudáveis e frescos.
OS OBJETIVOS DAS HORTAS COMUNITÁRIAS
A presença de uma horta comunitária para a comunidade garante às famílias uma alimentação melhor, criando hábitos saudáveis e, consequentemente, uma qualidade de vida melhor. Além desses benefícios, a horta comunitária também pode ser uma fonte de atividade física e de lazer.
Muito bacana este projeto do Patrick.
O Jornal poderia voltar a entrevista -lo novamente para ver sua evolução e apoiar.