22.9 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáPrograma de saneamento básico e abastecimento de água chegará a mais uma...

    Programa de saneamento básico e abastecimento de água chegará a mais uma localidade de Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    A Prefeitura de Maricá vai levar a Itaocaia Valley, no distrito de Itaipuaçu, o Programa Sanear Comunidades, que canaliza o esgoto e promove abastecimento de água em comunidades carentes. O plano de ação da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) para a localidade, previsto para começar em fevereiro, foi apresentado na quarta-feira (26/01) aos moradores. Outras duas regiões do município – Spar e Camburi – já são atendidas pelo projeto pioneiro, lançado em novembro do ano passado, que faz chegar saneamento básico e melhora a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

    O programa se divide em duas partes. Numa delas, o Sanear + Esgoto, é feita a canalização do esgoto por meio de um sistema que inclui fossa, filtro e sumidouro. A ação cria uma rede de tratamento dos dejetos e, com isso, evita que sejam lançados in natura em rios, lagoas e na superfície do solo. O resultado imediato é a redução do risco de proliferação de doenças. A outra é o Sanear + Água, em que a Prefeitura fornece caminhões pipa para encher os reservatórios das casas e combater a falta d’água onde o problema costuma ser mais crítico.

    “Após a canalização da rede de esgoto, iremos construir uma Estação de Tratamento compacta na região”, informou Gleudes Praxedes, diretor de Obras Diretas da Conemar. Horácio Figueiredo, diretor de projetos da área socioambiental, explicou como será o cronograma das ações. “Estamos finalizando parte do projeto na comunidade do Spar, e a previsão é que a nossa equipe entre em Itaocaia já em fevereiro”, afirmou.

    Esperança de dias melhores

    Durante a apresentação do Sanear Comunidades aos moradores da Rua Peri, em Itaocaia Valley, na Escola Municipal Rita Cartaxo, a reação foi de esperança. Maria Madalena da Silva, de 77 anos, que vive há mais de 30 anos no local, disse que o poço artesiano secou. “Fiquei viúva há 3 anos, e desde então ficou pior. Até tenho reservatório, mas a água está muito cara”, lamentou.

    Mônica Saionara Santiago, de 39 anos, que reside há sete anos na área, comemorou a perspectiva de ser atendida pelos caminhões pipa enviados pela Prefeitura: “Moro com meu marido e dois filhos e, nesse calor, não temos condição de comprar água a todo momento”, contou.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. Moro no Parque Nanci, não temos Água e nem Saneamento . O nosso esgoto é despejado na Lagoa. Nossos Passos não dão conta devido ao calor que tem feito, no o entanto precisamos recorrer aos carros pipas que acaba custando caro . Peço atravéz deste desabafo que olhem para o Parque Nanci.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui