28 C
Maricá
quinta-feira, abril 3, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíItaboraí vive dia histórico com início dos testes operacionais do GasLub

    Itaboraí vive dia histórico com início dos testes operacionais do GasLub

    Data:

    Últimas Notícias

    Iluminação pública avança em Itaipuaçu com o projeto Ilumina Já

    Maricá deu mais um passo na ampliação da iluminação...

    Prefeito de Maricá quer comprar SAF do Vasco com fundo da cidade

    O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), revelou nesta...

    Corpo é encontrado enterrado sob pedras em Maricá

    Um homem foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira...

    Itaboraí reforça compromisso com o autismo e amplia atendimento especializado

    No Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2/4), Itaboraí...

    Duas mulheres trans são presas por extorquir turista norueguês em Copacabana

    Duas mulheres trans foram presas em flagrante, nesta quarta-feira...

    Nesta segunda-feira (31/01), o prefeito Marcelo Delaroli esteve presente junto com o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Polo GasLub Itaboraí, da Petrobras, para o início dos testes operacionais da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN). O evento entra para a história da cidade como a data da retomada econômica no setor de Óleo e Gás em Itaboraí.

    “Itaboraí sofreu muito. Pessoas migraram de todos os lugares do país e até do mundo para nossa região. Investiram e o que aconteceu foi que todos quebraram. Os governantes anteriores também não investiram nada em infraestrutura e a gente está aqui se enchendo de esperança hoje. Uma gestão competente, principalmente, do nosso presidente da república e, quis Deus, que tivéssemos um governador alinhado e comprometido com nossa região. Esperamos dias melhores e confiamos nesse time. Hoje estamos escrevendo uma nova história para Itaboraí e região. Contem conosco!”, falou o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli.

    A unidade começará a receber, ainda este ano, gás natural do pré-sal, etapa importante para a entrada em operação da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN). Com o início dos testes, o Polo GasLub passou a receber gás natural não processado (gás rico), proveniente do Terminal de Cabiúnas. Quando a UPGN estiver em operação, além do gás do pré-sal da Bacia de Santos, receberá gás também dos demais ativos que utilizam o Sistema Integrado de Escoamento (SIE), via Projeto Integrado Rota 3 (PIR3).

    “Temos orgulho dos trabalhadores da Petrobras e toda a expertise que conquistaram. Por mais que poucos falem, os números falam das escolhas que foram feitas no passado. Se enterrou 15 bilhões que investiram aqui (no antigo Comperj) e a cidade sofreu com isso. Parabéns pelo trabalho que todos estão fazendo nesse governo e temos que fazer mais. Nós temos que buscar autossuficiência em tudo aquilo que for necessário, e a energia é o mais importante. A Petrobras é uma empresa que pode buscar isso”, discursou o presidente Jair Bolsonaro.

    O projeto terá capacidade para escoar e processar 21 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural provenientes do polo pré-sal da Bacia de Santos, o que pode atrair grandes indústrias para Itaboraí. Além de receber investimentos que podem gerar milhares de empregos diretos e indiretos.

    “Eu tenho certeza que o grande feito aqui é a esperança. Esta população viu a sua cidade ser degradada por maus gestores. Por isso nós temos a obrigação de agradecer esse novo tempo da Petrobras e do Rio de Janeiro. Nosso compromisso é recuperar toda essa área em volta com infraestrutura e segurança pública. Estamos fazendo história para o Rio de Janeiro, Itaboraí e região”, disse o governador Cláudio Castro.

    Participaram também do evento os ministros de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna; os senadores Flávio Bolsonaro e Carlos Portinho; o deputado federal Altineu Côrtes; o diretor-geral do Conleste, Hédio Mataruna; e outras autoridades estaduais e municipais.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui