22.6 C
Maricá
terça-feira, novembro 12, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíDia do Agente de Defesa Ambiental é celebrado com soltura de aves...

    Dia do Agente de Defesa Ambiental é celebrado com soltura de aves silvestres em Itaboraí

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá Bier Fest retorna com edição especial em 2024

    Começa nesta quinta-feira, 14 de novembro, na quarta edição...

    Campanha de Vacinação Antirrábica Animal em Maricá acontece em novembro

    A Secretaria de Saúde, realizará a Campanha de Vacinação...

    Fechamento de retorno na RJ-106 para obra do elevado no bairro do Flamengo

    A Prefeitura de Maricá informou que, nesta quarta-feira (13/11),...

    Maricá ganhará Aquário assinado por Oscar Niemeyer

    O deputado federal Washington Quaquá (PT-RJ), prefeito eleito de...

    Em alusão ao Dia do Agente de Defesa Ambiental, celebrado no último domingo (06/02), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU) e a Guarda Municipal de Itaboraí, por meio do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPAM), realizaram uma ação de fiscalização contra a criação irregular de fauna silvestre. Ao todo, oito aves silvestres foram apreendidas. Os animais passaram por avaliação médica veterinária e, nesta segunda-feira (07/02), seis deles foram reintroduzidos ao seu habitat natural, no entorno do Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí, no distrito de Cabuçu.

    A ação de fiscalização foi realizada na última sexta-feira (04/02), em residências nos bairros de Quissamã e Caluge, e não houve resistência dos moradores. As oito aves apreendidas eram: três canários da terra, dois coleiros, um tiziu, um bem-te-vi e um tico-tico rei cinza. Os dois últimos foram encaminhados para uma ONG, em Cachoeiras de Macacu. O tico-tico será reinserido na Região Serrana, por não ser nativo desta localidade. Já o bem-te-vi será devolvido posteriormente por ainda ser muito indefeso.

    Presente na soltura das outras seis aves, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), Jhonatan Ferrarez, destacou que a prática de manter animais silvestres em residências sem as devidas autorizações dos órgãos competentes é considerado crime ambiental, previsto na lei 9605/98.

    “Vamos intensificar essas fiscalizações para evitar a perda da biodiversidade de Itaboraí. E com isso, friso o trabalho importante dos agentes ambientais que contribuem para o Meio Ambiente não só do município, mas do estado. Além de combater incêndios florestais, preservação e conservação de todo bioma e orientações nas unidades de conservação”, afirmou o secretário.

    Para solicitar o resgate de animal silvestre, a população itaboraiense pode entrar em contato por meio do canal de telefone 153, da Guarda Municipal de Itaboraí, que as informações relativas à proteção ambiental são encaminhadas para o GEPAM.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui