26.6 C
Maricá
domingo, maio 18, 2025
More
    InícioCultura e LazerMaricá celebra Darcy Ribeiro com versão em audiolivro da Biblioteca Básica Brasileira

    Maricá celebra Darcy Ribeiro com versão em audiolivro da Biblioteca Básica Brasileira

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    A Prefeitura de Maricá celebra este ano o centenário do antropólogo Darcy Ribeiro, um de seus moradores mais ilustres com a edição da Biblioteca Básica Brasileira em audiolivro, além do formato digital, que será disponível em site do Instituto Darcy Ribeiro (IDR), em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro (Fundar). A coleção com 50 livros foi organizada pelo próprio Darcy, em 1961, com obras consideradas por ele essenciais para conhecer o Brasil.

    “Essa é a grande novidade deste relançamento, que visa dar às pessoas com deficiência visual a oportunidade de conhecer a coleção”, afirmou o presidente do IDR, Romário Galvão.

    O diretor de pesquisa do IDR, Diego Maggi, explica que os livros serão relançados pela Editora IDR e passarão a compor a livraria do instituto. “É uma plataforma gratuita, que vai colocar à disposição obras relevantes e que traduzam os valores do instituto”, comentou ele.

    Vice-presidente da Fundar, Antônio Claudio Lotar ressaltou a importância de haver um órgão público de pesquisa e informação envolvido no relançamento da coleção. “Nossa aproximação com o IDR é uma aproximação também do ponto de vista de princípios e valores da fundação”, afirmou.

    Coleção inclui obras da literatura e de referência sobre o país

    A Biblioteca Básica Brasileira foi concebida com o objetivo de proporcionar aos brasileiros um conhecimento mais profundo acerca de sua história e cultura, e tem como base os temas gerais definidos por Darcy: O Brasil e os brasileiros; Os cronistas da edificação; Cultura popular e cultura erudita; Estudos brasileiros e criação literária.

    A coleção reúne obras literárias e científicas produzidas a partir do século XVI, do próprio Darcy e de outros autores, como Hans Staden (autor da primeira obra sobre o Brasil, publicada em 1564), Euclides da Cunha, Berta Ribeiro, Joaquim Nabuco, Silvio Romero, Visconde de Taunay, Rui Barbosa, Padre Antônio Vieira e Lima Barreto, entre outros.

    “Queremos discutir a brasilidade nesse centenário do Darcy porque ele era um pensador desta nação, ele argumentava que o Brasil é o advento de uma raça multifacetada, miscigenada e inovadora”, concluiu Romário Galvão.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.