21.6 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíPoliclínica de Manilha recebe palestra educativa sobre prevenção de IST

    Policlínica de Manilha recebe palestra educativa sobre prevenção de IST

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    Com a proximidade do feriado de carnaval, a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha, juntamente com o Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais se uniram, na manhã desta sexta-feira (18/02), para promover uma palestra educativa sobre prevenção a IST/Aids e Hepatites Virais.

    A programação contou com a palestrante do programa, a enfermeira Eledir Terra, que falou sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças. Além de distribuição de preservativos (masculinos e femininos) e panfletos informativos. A equipe também realizou a distribuição de preservativos no entorno da unidade. A diretora da Policlínica, Daniele Fortunato, ressaltou a importância de ações como esta, que visam a conscientização da população.

    “Estamos observando o aumento do número de casos dessas doenças. Além da pandemia temos outras enfermidades que matam e temos que prevenir. Gostei de ver os nossos pacientes participando e tirando suas dúvidas”, disse Daniele.

    Segundo a coordenadora do programa IST/Aids e Hepatites Virais, Ana Paula Rangel, o município acompanha pessoas em tratamento com medicamentos anti retrovirais (ARV), que atuam para impedir a multiplicação do HIV no organismo e ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

    “O preconceito ainda é muito presente na vida dessas pessoas, mas trabalhamos com total sigilo e orientação, da testagem até o tratamento. O primeiro paciente do programa, por exemplo, tem quase 60 anos e está lá desde 1993”, enfatizou Ana Paula.

    O tratamento é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e após o diagnóstico, por teste rápido (resultado em 15 minutos), o paciente inicia o tratamento, antes mesmo de apresentar algum sintoma. No programa, o usuário é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, médico, enfermeiro, psicólogo, técnico de enfermagem e farmacêutico.

    Vale ressaltar que os testes rápidos são realizados nas Unidades de Saúde da Família (USF) do município e na sede do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, em Nancilândia. E todas as unidades contam com distribuição gratuita de preservativos.

    O programa fica localizado na Avenida Luiz Fernando de Nanci, s/nº, lote 17, quadra 13, em Nancilândia, próximo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Fonte: Prefeitura de Itaboraí.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui