Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro vota em sessão extraordinária nesta quinta-feira, 24, a partir das 18h40, o Projeto de Lei 5064/2021, da deputada estadual Zeidan do Partido dos Trabalhadores. A iniciativa visa o tombamento do Tamoio Futebol Clube, de São Gonçalo.
O clube Tamoio, como muitos conhecem, foi muito tradicional ao abrir os carnavais cariocas com concursos e desfiles de fantasias luxuosas nas décadas de 60, 70 e 80.
De acordo com a deputada Zeidan, o objetivo é preservar o patrimônio social e cultural.
“Pretendemos com essa Lei, aprovar o tombamento estadual e permitir a reparação de um erro cometido na Câmara de Vereadores de São Gonçalo. Garantir o tombamento por interesse social, histórico e cultural, visando ainda a preservação o acervo histórico e cultural do imóvel e todo o seu mobiliário, adornos e equipamentos”, afirmou Zeidan.
Em 2017, ano do centenário do clube, foi aprovado o seu tombamento municipal, o que lhe garantiu o selo de patrimônio público e cultural do município de São Gonçalo.
“Infelizmente isso foi desfeito ontem, em sessão da Câmara Municipal, em total arbitrariedade com a história e a necessidade de preservação da memória de um povo”, indignou-se Zeidan.