24.4 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioEsporteLuta pelo Clube Tamoio deve parar na Justiça

    Luta pelo Clube Tamoio deve parar na Justiça

    Data:

    Últimas Notícias

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas...

    Cine Henfil mostra Filmes variados de 22 a 24/11

    A Secretaria de Cultura divulgou a programação do Cine...

    Programa de Oftalmologia Realiza Mais de 500 Cirurgias em Oito Dias

    A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação...

    O imbróglio envolvendo o Tamoio Futebol Clube parece estar longe do fim. Se em outubro o clube foi leiloado para garantir o pagamento de uma dívida trabalhista e nesta semana os vereadores de São Gonçalo votaram pelo destombamento do tradicional clube gonçalense, a expectativa era que o Projeto de Lei da deputada estadual Zeidan (PT) fosse aprovado pra manter o patrimônio social e cultural do espaço.

    Mesmo com pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça, Cultura, Esporte e lazer, Assuntos municipais e Desenvolvimento Regional, o PL da deputada estadual Zeidan pedindo o tombamento do Tamoio Futebol Clube não pode ser votado na ALERJ por que o suplente de deputado Jalmir Junior apresentou emenda supressiva ao parágrafo primeiro, justamente o que pede o tombamento do clube.

    “Essa emenda supressiva é descabida, pois ela acaba com a possibilidade de tombamento do Tamoio. Estamos avaliando todas as possibilidades e tive apoio dos deputados para que a gente tenha a aprovação do projeto de lei tornando o clube tomando pelo patrimônio estadual. Infelizmente um deputado apresentou a emenda com objetivo de pôr fim ao projeto. Mas a gente não vai desistir. São Gonçalo carece de tantos espaços de lazer, esporte e cultura. Já vimos outras áreas se degradarem ou servirem à especulação imobiliária e não podemos nos calar”, afirmou indignada a deputada estadual Zeidan.

    A deputada estuda a possibilidade de entrar com um mandado de segurança para impedir que o clube seja demolido, caso o prefeito de São Gonçalo sancione a lei aprovada ontem na Câmara para o destombamento no âmbito municipal.

    O clube Tamoio, como muitos conhecem, foi muito tradicional ao abrir os carnavais do estado do Rio de Janeiro com concursos e desfiles de fantasias luxuosas nas décadas de 60, 70 e 80.

    De acordo com a deputada Zeidan, o objetivo é preservar o patrimônio social e cultural.

    Deputada Estadual Zeidan (PT)

    “Pretendemos com essa Lei, aprovar o tombamento estadual e permitir a reparação de um erro cometido na Câmara de Vereadores de São Gonçalo. Garantir o tombamento por interesse social, histórico e cultural, visando ainda a preservação o acervo histórico e cultural do imóvel e todo o seu mobiliário, adornos e equipamentos”, afirmou Zeidan.

    Em 2017, ano do centenário do clube, foi aprovado o seu tombamento municipal, o que lhe garantiu o selo de patrimônio público e cultural do município de São Gonçalo.

    “Infelizmente isso foi desfeito ontem, em sessão da Câmara Municipal, em total arbitrariedade com a história e a necessidade de preservação da memória de um povo”, afirmou Zeidan.

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui