22.9 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá realiza palestra e debate sobre direitos das pessoas com doenças raras

    Maricá realiza palestra e debate sobre direitos das pessoas com doenças raras

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...

    Foto: Clarildo Menezes

    A Prefeitura de Maricá promoveu na quarta-feira (23/02) a palestra “Vidas Raras” para debater os avanços e retrocessos do direito à saúde dos que possuem doença rara. O encontro reuniu 25 pessoas no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro, e marcou o Dia Mundial de Doenças Raras, celebrado em 28/02.

    Durante a palestra, foram debatidas questões relacionadas à exclusão, segregação, integração, inclusão, tratamento adequado, home care (tratamento domiciliar garantido público ou privado), medicamentos de alto custo, a obtenção de insumos e equipamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    Políticas públicas

    Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e membro da Comissão de Doenças Raras do Estado do Rio, Caio Sousa falou sobre a importância da criação de políticas públicas.

    “Existem entre 6 a 8 mil tipos de doenças raras em todo o mundo. É preciso dar para essa pessoa atendimento específico. E nossa missão enquanto cidadão é entender que a pessoa do lado é semelhante a gente. Por isso, a necessidade de se criar políticas públicas para pessoas em vulnerabilidade”, afirmou.

    Coordenadora do Centro de Inclusão e Acessibilidade de Maricá (CIAMA), Bárbara Cris, comentou sobre a necessidade de encontros como este que levam informação sobre o tema.

    “A palestra traz à reflexão os direitos que já foram adquiridos e muitas pessoas desconhecem. O CIAMA busca orientar essas pessoas a terem acesso por meio de falas seguras e confiáveis, como as do Dr. Caio Sousa”, disse.

    Doenças raras são definidas como aquelas que afetam um número reduzido de pessoas: 65 indivíduos a cada 100 mil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

    Data é celebrada a cada quatro anos

    Em todo o mundo, desde 2008, há um dia dedicado à conscientização sobre as doenças raras, como forma de dar mais visibilidade ao tema ainda negligenciado, e melhorar a assistência médica aos pacientes. Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), hoje há cerca de 300 milhões de pessoas afetadas por algum tipo de doença rara – 13 milhões delas são brasileiras.

    Criada por iniciativa da União Europeia, o Dia Mundial das Doenças Raras foi fixado em 29 de fevereiro, por este ser um dia “raro”, já que só ocorre a cada quatro anos. Nos anos não bissextos, como é o caso de 2022, a data é celebrada no dia anterior, 28 de fevereiro.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui