19.4 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioCultura e LazerHistória de Maricá: entenda como que a Revolta da Chibata chegou no...

    História de Maricá: entenda como que a Revolta da Chibata chegou no município maricaense

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    No ano de 1910, três navios foram dominados por marinheiros amotinados, sua principal reclamação era por melhor alimentação. Cidades como Niterói e Rio de Janeiro estavam sob mira de canhões, porém os revoltosos não realizaram nenhum ataque sobre a população civil.

    Os marinheiros da “Revolta” (que ficou mais conhecida como “Chibata”), devido á repressão desencadeada pelo Governo Marechal Hermes, os revoltosos foram torturados, mortos ou presos. Mas o que isso tem a ver com o município Maricá? Então, após esses acontecimentos houve reflexo desse motim na cidade maricaense.

    De acordo com o jornal “A Noticia” veículo de comunicação do Estado do Rio de Janeiro, publicou uma reportagem no dia 25 de novembro de 1910, no título a chamada estava: “Diversos armazéns são saqueados em Maricá”. Na matéria foi citada: “Informações á última hora recebidas de Nicteroy, dizem que ontem á noite um grupo de 20 marinheiros desembarcou em Maricá e saqueou diversos armazéns. Acrescenta essa informação que os referidos marinheiros não praticaram desordem nenhuma nem atacaram ninguém”. Sendo assim os ataques tinham como objetivo furtar alimentos para sobrevivência.

    Segundo o historiador, Cezar Brum, não houve feridos no ataque, pois esta informação não foi citada no antigo jornal “A Noticia”.

    Informações obtidas através do livro História de Maricá do escritor e historiador Cezar Brum.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui