24.5 C
Maricá
sábado, maio 17, 2025
More
    InícioCultura e LazerHistória de Maricá: entenda como que a Revolta da Chibata chegou no...

    História de Maricá: entenda como que a Revolta da Chibata chegou no município maricaense

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    No ano de 1910, três navios foram dominados por marinheiros amotinados, sua principal reclamação era por melhor alimentação. Cidades como Niterói e Rio de Janeiro estavam sob mira de canhões, porém os revoltosos não realizaram nenhum ataque sobre a população civil.

    Os marinheiros da “Revolta” (que ficou mais conhecida como “Chibata”), devido á repressão desencadeada pelo Governo Marechal Hermes, os revoltosos foram torturados, mortos ou presos. Mas o que isso tem a ver com o município Maricá? Então, após esses acontecimentos houve reflexo desse motim na cidade maricaense.

    De acordo com o jornal “A Noticia” veículo de comunicação do Estado do Rio de Janeiro, publicou uma reportagem no dia 25 de novembro de 1910, no título a chamada estava: “Diversos armazéns são saqueados em Maricá”. Na matéria foi citada: “Informações á última hora recebidas de Nicteroy, dizem que ontem á noite um grupo de 20 marinheiros desembarcou em Maricá e saqueou diversos armazéns. Acrescenta essa informação que os referidos marinheiros não praticaram desordem nenhuma nem atacaram ninguém”. Sendo assim os ataques tinham como objetivo furtar alimentos para sobrevivência.

    Segundo o historiador, Cezar Brum, não houve feridos no ataque, pois esta informação não foi citada no antigo jornal “A Noticia”.

    Informações obtidas através do livro História de Maricá do escritor e historiador Cezar Brum.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.