Foto: AFP
A Rússia mantém a ofensiva contra a Ucrânia e, nesta quarta-feira (2), tomou a cidade de Kherson, ao sul do país. As autoridades ucranianas negaram e afirmaram que o comando da região segue nacional.
O governo russo anunciou também hoje (2) que está preparado para uma nova rodada de negociações, mas o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pede que a Rússia cesse os ataques antes de firmarem um acordo.
Nesta quarta (2), dois pontos na cidade de Kharkiv foram alvos de bombardeios, o departamento de polícia regional e a Universidade Nacional.
Represália
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, nesta terça-feira (1°), que o espaço aéreo do país ficará fechado para a Rússia enquanto durarem os ataques à Ucrânia.
“Esta noite estou anunciando que nos juntaremos aos nossos aliados para fechar o espaço aéreo americano para todos os voos russos – isolando ainda mais a Rússia – e adicionando um aperto adicional – em sua economia. O rublo perdeu 30% de seu valor”, disse Biden em discurso.
De acordo com Biden, as tropas americanas foram enviadas à Europa para defender os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), caso Putin decida avanças aos países do Oeste. Os militares dos EUA não lutarão em ofensivas contra a Ucrânia.
Fonte: Diário do Poder