Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

8 de março mulheres de Maricá em marcha

Nesta terça-feira (08/03) com concentração às 16h, na Praça Heitor Umbelino de Mello, próximo ao número 175 da rua José Custódio Soares (Boa Vista/Maricá), os movimentos sociais (feministas, negro, LGBTQI+, cristãos, ligados à justiça, sindicatos e mulheres defensoras dos direitos da mulher), convidam toda a população de Maricá, em especial as mulheres, para participar do ato 8M, um movimento de alcance nacional, de luta e defesa dos direitos da mulher e combate a violência contra mulher.

Este dia será de reflexão pela situação de violência no país, em especial em nosso município, onde houve aumento de feminicídio isso é alarmante! No Brasil, em média quatro mulheres são assassinadas por dia, e quando tratamos de violência contra a mulher, 58% dos crimes são praticados contra as mulheres negras, maiores vitimas. Não podemos normalizar essa prática que destrói nossas famílias. A justiça, juntamente com políticas públicas, precisa atuar com mais ações preventivas, e acolhimento para essas mulheres. Precisamos de novos projetos de valorização e respeito à mulher.

A prática do machismo, racismo, misoginia, lesbofobia, homofobia e transfobia matam! É preciso que a sociedade como um todo seja educada com consciência de gênero em respeito às mulheres, sua luta e sua história.

Texto: Fátima Moura

Edição: Alexandre R. Ducoff

Sair da versão mobile