Antes do Hospital Conde Modesto Leal surgir existiam dois sub-postos de saúde no município de Maricá, um ficava localizado em Manoel Ribeiro e outro em Inoã. Então muito antes de pensar em construir o principal hospital de Maricá já existiam postos de saúde.
No local onde se encontra o Hospital Municipal Conde Modesto Leal existia um asilo para idosos pertencente a Nuno Frederico de Andrade, porém por falta de recursos acabou ficando abandonado e em seguida até tentaram reviver o projeto, mas sem sucesso novamente.
Na época existia um homem chamado de Alfredo Marins que tentou arrecadar fundos com os políticos influentes da época para poder reformar o casarão que antes funcionava como asilo o mesmo que foi citado no texto acima, a ideia era voltar com esse antigo abrigo para idosos. Quem ajudou mais o Alfredo foi o Conde Modesto Leal que dou cerca de 500 contos de réis. Como foi o maior donativo que recebeu, deu o nome do casarão de “Conde Modesto Leal”.
Tempos mais tarde o Orlando de Barros Pimentel chegou em Maricá e logo de primeira transformou o asilo em mini-hospital, o terreno foi adquirido com ajuda da Secretaria de Saúde do Estado e assim Dr. Orlando começou as reformas e ampliações no local.
Finalmente o mini-hospital se transformou em hospital, acabou sendo municipalizado pelo Orlando de Barros Pimentel e inaugurado durante o governo do Orlando de Barros. Não se sabe a data exata da inauguração, mas acredita-se que foi entre 1937 – 1945.
Com passar dos anos aconteceu várias reformas no Hospital Conde Modesto Leal os últimos foram nos governos de Luciano Rangel, Washington Quaquá e Fabiano Horta.
Agradecimentos e algumas informações obtidas através do livro Compêndios da História de Maricá da historiadora Alexandra Lambraki.