Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Pai das crianças que morreram carbonizadas em Inoã é preso por abandono de incapaz

Neste sábado (12/03), o pai das crianças que morreram carbonizadas devido a um incêndio em uma casa localizada no Beco do Relógio (Inoã) foi detido pela Polícia Civil, o mesmo é acusado de abandono de incapaz e negligência.

De acordo com informações, o pai confirmou que saiu de casa e deixou os filhos sozinhos, quando voltou viu a residência em chamas e não conseguiu salvar as crianças.

Ainda não se sabe o que realmente causou o incêndio, porém há suspeitas que um curto-circuito no ventilador iniciou o fogo.

O homem foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHSNG).

O crime sobre esse caso se encaixa no Art. 133, ou seja, abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono pega a pena e detenção de seis meses a três anos.

DUAS VERSÕES

Existe duas versões sobre o porquê do acusado ter saído de casa, até o momento acredita-se que ele saiu do imóvel por volta das 04h. Um relatório mostra dois motivos da saída, sendo uma divulgada pela Polícia Militar e outra pelos agentes da Civil.

A Polícia Militar (PM) divulgou que o pai das crianças teria saído para comprar pão e demorou para retornar para a residência.

Já a Polícia Civil afirma que o mesmo disse que tinha saído de casa para se encontrar com uma mulher, por isso a saída mais cedo. A suposta garota não apareceu no encontro, sendo assim ele passou na padaria e retornou para casa apenas às 06h da manhã.

PERIGO DOS VENTILADORES E ELETRODOMÉSTICOS 

O ventilador, além de outros aparelhos como o celular, configuram grande parte das causas de incêndio em residências. O mau uso e a falta de manutenção são algumas das causas que podem aumentar o risco de ocorrências em casas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 80% dos incêndios residenciais no Brasil são provocados por problemas na rede elétrica, em que o curto-circuito é o principal responsável, por isso é preciso ter atenção quanto ao uso de aparelhos elétricos. O tenente Guilherme Veras, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), explica que um dos principais problemas é ligar vários aparelhos na mesma extensão. “O curto pode acontecer por diversos motivos. Geralmente, as pessoas colocam muitos cabeamentos ligados na mesma tomada. Isso gera uma sobrecarga de tensão naquele ponto”, explica ele.

Aparelhos velhos ou em mau estado de conservação também podem ser um perigo quando se fala em curtos. O tenente ressalta um ponto pouco comentado: o acúmulo de poeira ou sujeira pode gerar uma sobrecarga no aparelho. Ventiladores, ar condicionado e geladeiras, segundo ele, são exemplos de eletrodomésticos em que isso é um fator ainda mais importante, especialmente pelo uso. A explicação é que eles aquecem demais durante a utilização dessa forma até causarem um incêndio.

Vale destacar que o caso citado na matéria ainda não há confirmação se o incêndio aconteceu por causa do ventilador.

 

 

 

Sair da versão mobile