20.1 C
Maricá
sexta-feira, novembro 1, 2024
More
    InícioCovid-19Maricá desmobiliza atendimento de polos exclusivos para casos suspeitos da Covid-19

    Maricá desmobiliza atendimento de polos exclusivos para casos suspeitos da Covid-19

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai desmobilizar a partir desta sexta-feira (18) os atendimentos dos três polos exclusivos para atendimentos a casos suspeitos da Covid-19 (Centro, Inoã e Itaipuaçu). A medida ocorre em virtude da expressiva queda no número de atendimentos e casos confirmados da doença nas últimas semanas, além do elevado percentual de vacinação da cidade.

    Responsáveis por mais de 145 mil atendimentos desde a implantação, em abril de 2020, os polos registraram uma queda 90% na procura de pessoas com sintomas da Covid-19. Em janeiro de 2022, chegaram a ser registrados 900 pacientes por dia. Agora em março, a soma das pessoas atendidas nos três locais não chega a 90.

    “Estamos cada vez mais perto de vencer essa batalha e os números mostram isso. A população de Maricá está conseguindo voltar à rotina em segurança, graças ao nosso alto percentual de vacinação. Recentemente, flexibilizamos o uso das máscaras de proteção e agora estamos suspendendo o trabalho dos polos que cumpriram o seu papel de uma forma extraordinária quando os moradores da cidade mais precisaram de assistência. Continuaremos monitorando os números e, havendo a necessidade, estaremos prontos para responder à demanda novamente”, destacou a secretária de Saúde, Solange Oliveira.

    Risco muito baixo de contrair a doença

    Além da redução dos atendimentos, outros fatores foram levados em consideração para a descontinuidade dos polos, como o avanço da vacinação que já alcançou mais de 132 mil pessoas – 93,3% da população com esquema vacinal completo – e a queda nos índices de resultados positivos para a doença a menos de 2% nas últimas semanas.

    A população da cidade também está com risco muito baixo de contrair a doença, de acordo com a última edição do Mapa de Risco da covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A Região Metropolitana Il, que abrange Maricá, Niterói, Itaboraí, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá, entrou em bandeira verde há duas semanas.

    Recomendação em caso de suspeita da Covid-19

    As 24 Unidades de Saúde da Família (USF) realizam o teste para detecção da doença mediante agendamento online. A testagem nesses locais é indicada para pessoas com sintomas leves no início da doença, entre três e sete dias, e são realizadas de acordo com a capacidade diária de cada unidade.

    Para marcar o exame, os interessados devem acessar o link bit.ly/testecovidmarica, inserir nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail. O paciente deverá informar os sintomas, escolher a sua Unidade de Saúde da Família de referência para a testagem (mais próximo da sua residência) e o horário de atendimento.

    No fim do agendamento, o sistema emitirá um protocolo, que deverá ser anotado pelo paciente, que também poderá fotografar a tela. No dia agendado, será necessário apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência. A marcação é pessoal e intransferível.

    Em caso de sintomas mais graves que exijam cuidados médicos, procure uma das Unidades de Urgência e Emergência – Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, Upa de Inoã ou Posto de Saúde Santa Rita 24 Horas – que funcionam todos os dias 24 horas, inclusive aos fins de semana.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui