A Capela de Bananal foi citada na primeira matéria sobre a História de Maricá em que falava sobre a fazenda de Bananal (Link no final desta matéria), alguns pontos ditos sobre elas foram que deram inicio aconteceu a construção de uma casinha coberta e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, anos mais tarde acabou sendo destruída por um grande incêndio, livrando-se apenas o casal que levantou a fazenda, os escravos e parte da imagem da Nossa Senhora da Conceição, mas isso não fez eles desistirem, meses depois foi levantado uma nova casa que desta vez grande e sólida com um maravilhoso conjunto arquitetônico, tendo um anexo onde nos dias atuais vive um caseiro e a capela.
Nesta matéria aprofundaremos ainda mais sobre a Capela de Bananal, ela se localiza formando uma extensão de seu corpo posterior ao prédio da fazenda, seu acesso se faz por porta almofadada da varanda ou mesmo dentro da casa.
Uns dos pontos que podemos notar são um arco-cruzeiro bem discreto, sistema de iluminação através de seis óculos, castiças dourados, balaustrada de madeira, o retábulo branco com frisos, uma talha representando o Divino Espírito Santo e o tabernáculo.
Vale ressaltar que o bairro de Bananal tem duas capelas, uma é o que está sendo abordada na matéria e outra é conhecida como Capela de Nossa Senhora Aparecida Bananal (Próximo a escola municipal do bairro).
Agradecimentos e informações obtidas: Compêndios da História de Maricá (Livro da Alexandra Lambraki).
Link da matéria sobre a Fazenda de Bananal: https://gazeta24horasrio.com.br/2021/10/09/historia-de-marica-conheca-tudo-sobre-a-fazenda-do-bananal/