O Horto Municipal de Itaboraí, em Caluge, recebeu as primeiras sementes da soja BRS 267 Edamame, na manhã desta sexta-feira (25/03). A iniciativa é parte de um experimento da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), com o objetivo de buscar inovação para o setor agrícola do município. O estudo foi dividido em duas fases em razão da época de plantio. Nessa primeira etapa, o experimento visa entender como o solo responde à plantação. A próxima fase está prevista para acontecer no mês de setembro.
Além do horto, outras duas propriedades rurais nos bairros Pachecos e Bela Vista também participam do experimento. Ao todo, serão plantadas cerca de 7,5 mil covas com sementes na cidade. O plantio foi possível por conta de uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio).
Presente no plantio das sementes no Horto Municipal de Itaboraí, o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, afirmou que o município é um dos pioneiros nesse plantio no Estado do Rio e que o experimento pode trazer benefícios para a produção agrícola municipal.
“Esse experimento do plantio da soja BRS 267 pode ser benéfico em diversos setores de Itaboraí. Caso o plantio seja proveitoso, a colheita será destinada para produtores rurais e, principalmente, para a alimentação escolar. São mais de 7.500 covas com sementes, que pode fazer com que a cidade alcance níveis inimagináveis no plantio dessa soja. Ainda é uma fase de experimento, mas estamos confiantes com o projeto”, disse o secretário.
O tempo para colheita da soja BRS 267 Edamame gira em torno de 90 dias. Lançada em março deste ano pela EMBRAPA, a soja BRS 267 é a primeira variedade do Brasil desenvolvida para ser consumida verde. Entre os principais benefícios deste alimento, estão a diminuição dos sintomas da menopausa, riqueza nutricional, baixas calorias, contribuição para regulação do intestino, equilíbrio dos níveis de colesterol, auxílio no combate ao câncer e combate a depressão.
Amo plantio, faço trabalho social de doações de mudas, plantas frutíferas e nativas.
Itaboraí nunca teve um Secretário tão empenhado na Agritultura.
Parabéns Abílio.