Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Primeiro fim de semana do Maricá Esporte Fest é encerrado com grande participação dos moradores

Foto: Lego Audiovisual

O domingo (27) foi de diversão e estímulos à prática esportiva no Maricá Esporte Fest. O segundo dia do evento de incentivo ao esporte, lazer e entretenimento teve início às 8h, acontecendo simultaneamente nas orlas da Barra e de Itaipuaçu e contou com a participação de cerca de 1.600 moradores. Nas arenas, a população pôde aproveitar torneios de vôlei de praia, clínica da modalidade ministrada pelo bicampeão olímpico Giovane Gávio e shows ao ritmo de samba e pagode. Para participar das atividades gratuitas, é necessário realizar o cadastramento, apresentando dados pessoais e comprovante de vacinação completa.

Nas arenas instaladas nos bairros, a população presente ainda se divertiu com danças do aplicativo TikTok, equipamentos de lazer e esportes radicais – que incluem tirolesa, arvorismo, giro-bike, bolha aquática e pista de skate.

Para Angela Oliveira, que foi à arena de Itaipuaçu com os dois filhos, o Maricá Esporte Fest atua como uma ferramenta de lazer e inclusão social.

“Moro no Barroco e fiquei sabendo do evento pelas redes sociais. Trouxe o Léo e a Marina para aproveitarem as atividades gratuitas, oportunidade que raramente eles têm. O Léo possui um tipo de deficiência física que dificulta a locomoção e ter mecanismos que garantem o deslocamento dele e um espaço específico ajuda muito. Obrigado Maricá Esporte Fest por essa oportunidade”, afirmou a mãe.

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE), em parceria com a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Esporte e Lazer. O objetivo da iniciativa é estimular a prática esportiva, em um espaço com atividades gratuitas que propiciam lazer e contato com o esporte, uma política pública de referência na retomada das atividades coletivas, após os efeitos da pandemia da Covid-19.

Itaipuaçu foi palco de torneio masculino e apresentação de Thiago Martins

Na Praia de Itaipuaçu, um torneio de vôlei masculino, disputado por oito duplas, animou a população. Bruno Velasco, integrante da dupla campeã da disputa, reforçou a importância de ter esse evento na cidade e o poder da iniciativa por trazer oportunidades à juventude.

“Jogo vôlei há anos, mas só comecei a praticar na areia durante a pandemia, então ser vitorioso é muito simbólico. Esse evento é ótimo e fundamental para despertar nos jovens o interesse na prática esportiva, criando uma nova geração com saúde e qualidade de vida”, garantiu.

O cantor e ator Thiago Martins encerrou a programação de domingo na orla de Itaipuacu, movimentando centenas de pessoas com o projeto “Quintal do TG”, que celebra a cultura do samba, o pagode e artistas de referência dos gêneros.

“Agradeço pelo convite e a oportunidade de poder me apresentar em Maricá. Feliz em, após um período difícil da pandemia, me apresentar numa praia cheia de pessoas, ainda mais dentro de um projeto gratuito, que traz música, diversão e cultura à população”, disse o artista.

Barra de Maricá sediou clínica com Giovane e show de Baby do Cavaco

Na manhã do domingo, oito duplas femininas disputaram um torneio de vôlei de praia na Barra. Depois, foi a vez do ex-atleta e multimedalhista do esporte, Giovane Gávio, orientar aos participantes sobre técnicas do vôlei de praia. Bernardo Assumpção, de 12 anos, foi um dos trinta participantes e ficou admirado em poder participar da atividade ao lado do ídolo.

“Foi ótimo participar. Vou levar isso como uma grande experiência de vida. Aprendi com o Giovane várias técnicas que eu não sabia, como saques e formas de defesa”, ressaltou.

O campeão paralímpico de natação, Clodoaldo Silva, foi prestigiar o evento e se impressionou com a estrutura, garantindo acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PCDs).

“Esse evento é de suma importância para a cidade, principalmente com acessibilidade à população PCD. Curti bastante as atividades e espero que outras iniciativas sigam esse exemplo, encarando a acessibilidade como valor central. Esse tipo de ação muda realidades”, pontuou.

A programação de domingo no bairro foi encerrada com Baby do Cavaco, artista maricaense que agitou o público com sucessos do samba, no ritmo de seu famoso cavaquinho.

Evento segue na próxima semana

No próximo fim de semana, dias 02 e 03/04, a programação do Maricá Esporte Fest continua, com foco na Altinha, movimento do verão reconhecido como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro. Na Barra e em Itaipuaçu, a população poderá participar de torneios, encontro entre esportistas, além de curtir mais apresentações musicais e atividades de esporte e lazer.

Sair da versão mobile