Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Ações sócio-ambientais têm início em escola de Itaocaia Valley

Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), iniciou o programa Sanear Educação – ações sócio-ambientais em todas as escolas da rede municipal de ensino. O intuito é conscientizar os alunos sobre a importância do saneamento básico, que está chegando em mais áreas da cidade, inclusive em novas escolas. A primeira ação educativa foi nesta segunda-feira (28/03), na Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo, em Itaocaia Valey, ao lado da comunidade da Rua Peri.

O dia começou com uma palestra para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da unidade, mostrando como funciona o sistema de filtro, fossa e sumidouro que está sendo implementado nas comunidades e também nas escolas. Todos os cerca de 150 estudantes foram reunidos na quadra para também conhecerem e tirar dúvidas sobre o sistema. Em seguida, a Sanemar mostrou como é feita a limpeza utilizando o caminhão conhecido como ‘vacol’.

“Escolhemos começar neste bairro por ser um local simbólico do nosso trabalho onde, além da escola, temos a comunidade e o posto de saúde a ser inaugurados e que também terá seu sistema de saneamento. Este programa feito para os alunos inclui atividades lúdicas para os menores. Queremos atuar na prevenção de problemas ambientais, garantindo a preservação do solo e, através deles, multiplicando a conscientização junto às famílias”, frisou a presidente da Sanemar, Rita Rocha.

Programa já é sucesso entre alunos e professores

Entre os pequenos, o objetivo parece ter sido alcançado. Aluno do 5º ano, Nathan Magalhães falou sobre o que aprendeu durante as palestras. “Não sabia que o esgoto era tratado e que a água pode ser reutilizada depois disso. Achei legal e vou contar para meus pais”, opinou o estudante.

Para a diretora da escola em Itaocaia Valey, Denise Aparecida Correia, o evento veio de encontro a um anseio da escola. “Sempre falamos aqui sobre a importância da preservação, principalmente por nosso bairro estar em uma zona de Mata Atlântica, e o projeto era exatamente o que a gente queria. A ideia é maravilhosa!”, classificou ela.

Sair da versão mobile