Fotos: Evelen Gouvea, Clarildo Menezes e Marcos Fabrício
O projeto de suma importância para quem mora em Maricá, administrado pela Empresa Pública de Transportes (EPT), os ônibus tarifa zero – popularmente conhecidos como Vermelhinhos – completaram em março um ano de serviços prestados em todos os bairros da cidade. Desde então, os ônibus circulam por todo o município, garantindo a moradores e visitantes a gratuidade no transporte público.
Referência nacional e internacional no direito à mobilidade, o programa Tarifa Zero foi implantado pela Prefeitura de Maricá em 2014, mas somente em março de 2021 chegou a todos os bairros, após as concessões da empresa de ônibus que operava na cidade expirarem.
“O início da operação dos vermelhinhos em toda a cidade, além de ser um marco para um município de mais de 100 mil habitantes, vem suplantando todos os números imagináveis. Infelizmente, o transporte público no nosso país passa por degeneração e caos, mas Maricá vem, a cada dia, aumentando o quantitativo de ônibus, criando linhas, aumentando itinerários e diminuindo o intervalo entre os veículos, mesmo com a demanda crescendo”, comemora o presidente da EPT, Celso Haddad.
Demanda aumentou independente da pandemia
A partir de março do ano passado, os distritos de Inoã e Itaipuaçu, que ainda não eram contemplados pelo serviço, ganharam as primeiras linhas, que partiam do Terminal Rodoviário do Povo (Centro), facilitando não só os deslocamentos cotidianos, mas também o acesso aos pontos turísticos da cidade e aos demais bairros.
Desde então, a EPT ampliou o número de linhas e a oferta à população. Atualmente, a frota registra cerca de 110 mil passageiros por dia, nas 36 linhas. O serviço é operado por mais de 20 horas diárias, todos os dias. Os dados coletados pela empresa confirmam que o número de passageiros aumentou consideravelmente, mês após mês, inclusive durante a pandemia de Covid-19.
“O desafio agora é continuar mantendo a eficiência do serviço, primando pelo direito de ir e vir das pessoas. Aproveito para pedir à população para fazer sugestões e críticas que julgarem necessárias para que a gente possa sempre melhorar o serviço”, completa o presidente da EPT.
Sugestões, reclamações, denúncias ou dúvidas podem ser feitas pela Ouvidoria da EPT, após preenchimento do formulário “fale conosco”, disponível no site da EPT (www.eptmarica.rj.gov.br); pelo email ouvidoria@eptmarica.rj.gov.br; pelo app da EPT (disponível para Android) ou pelos telefones: 2638 -1825 e 99861-8813 (WhatsApp).
Fonte: PMM.