Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Maricá Esporte Fest reúne estudantes, atletas e moradores nas praias da Barra e Itaipuaçu

Foto: Lego Audiovisual

O Maricá Esporte Fest agitou a população neste sábado (09/04), dia ensolarado nas orlas da Barra e de Itaipuaçu, com atividades esportivas voltadas ao futevôlei, — modalidade praticada nas areias, que teve início nas praias do Rio de Janeiro na década de 60.

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE), em parceria com a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. O principal objetivo da iniciativa é incentivar a prática de esportes pela população, incentivando a saúde e o bem-estar, além de propiciar o primeiro contato de muitos jovens a diversas modalidade esportivas.

“O Maricá Esporte Fest tem o intuito de estimular hábitos de saúde, através da prática esportiva. Esse é um espaço de reencontro, após momentos difíceis da pandemia de Covid-19, fomentando a valorização do esporte, principalmente nos mais jovens, além de propiciar novas amizades. Convido a todos a participarem dessa iniciativa maravilhosa, desenvolvida em um local lindo como Maricá”, afirmou Rodney Moreira, diretor de projetos do IBDE.

Ambiente de troca entre atletas e moradores

As clínicas (oficinas esportivas) foram o grande destaque, com a presença de dois atletas ilustres: Anderson Águia, multicampeão brasileiro e mundial de futevôlei, além de Eduardinho, campeão mundial da modalidade e dono de três Sul-Americanos de duplas. Além disso, foram disputados torneios em ambas as arenas, contando com 18 duplas participantes em cada uma, todas compostas por atletas de nível intermediário.

Anderson Águia orientou crianças e jovens presentes na Barra de Maricá, ensinando as principais técnicas necessárias para a prática do futevôlei.

“É um prazer enorme poder difundir o esporte com esse evento em Maricá. Fui campeão aqui algumas vezes e poder retornar à cidade é um privilégio. Agradeço muito à organização do Maricá Esporte, trazendo incentivo ao esporte à população em várias modalidades, incluindo o futevôlei. Um trabalho realmente incrível” afirmou o atleta

Alunos do município aprendem com clínica de Eduardinho

Na orla de Itaipuaçu, o grande destaque esportivo foi a clínica do campeão mundial de futevôlei Eduardinho, contando com a participação de 39 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que estudam na Escola Municipal Mata Atlântica, vizinha à arena.

A diretora geral da escola, Gláucia dos Santos, reforçou o impacto social da iniciativa, essencial para iniciar as crianças no esporte, além de promover a saúde física e auxiliar no desenvolvimento cognitivo.

“Foi incrível trazer os alunos da escola a esse evento em Maricá. Elas puderam participar aqui da clínica de futevôlei, um momento de desenvolver habilidades psicomotoras que eles amaram. Esporte é algo com um valor sem igual, uma ferramenta essencial de desenvolver o cognitivo e precisamos dele em nossa vida. Maravilhosa essa iniciativa e os alunos poderem ter esse contato”, ressaltou.

Uma das participantes da aula foi Camilli Regalia, de 10 anos, que concordou com o depoimento da diretora, pontuando também que se divertiu enquanto aprendia coisas novas.

“Eu achei muito legal poder estar aqui hoje. Aprendi bastante sobre o futevôlei, esporte que eu não conhecia muito, treinando técnicas básicas, mas importantes. Curti demais o Maricá Esporte Fest e quero vir mais vezes, para aproveitar também os brinquedos radicais”, acrescentou a estudante.

População cantou junto ao ritmo de samba

Outro destaque da programação de sábado foram os shows de samba e pagode, que encerraram a festa à tarde com a apresentação do maricaense Baby do Cavaco, na Barra, e do Grupo Balacobaco, na orla de Itaipuaçu.

O Balacobaco agitou o público com sucessos autorais como “De Onde eu Venho”, além de clássicos do samba nacional.

“É muito importante nós estarmos em um evento que incentiva o esporte e lazer. Essa é a primeira vez que nos apresentamos em Itaipuaçu e é essencial estarmos aqui mostrando a nossa arte, em um dia lindo como esse. A participação do público faz o samba acontecer e tenho certeza que o ritmo contagiou Maricá”, disseram os membros do grupo.

Programação continua neste domingo

No domingo (10), as clínicas de futevôlei continuam, a partir das 9h, ministradas por Anderson Águia, em Itaipuaçu, e Eduardinho, na Barra. Os torneios acontecerão simultaneamente, a partir das 8h, voltados a duplas amadoras em ambas as arenas.

Em relação à programação musical, o grupo Intimistas e Vai e Volta comandarão a festa na Barra de Maricá, apresentando sucessos que unem samba e pagode. Já em Itaipuaçu, o Maricá Esporte Fest será palco de shows dos grupos Kontagiô e 100%.

Lembrando que para participar das atividades gratuitas, é necessário realizar o cadastramento na entrada das arenas, apresentando dados pessoais, documento com foto e comprovante de vacinação atualizado — medida essencial para garantir a segurança dos participantes.

Sair da versão mobile