19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioCultura e LazerHistória de Maricá: conheça tudo sobre o bairro de Pindobal

    História de Maricá: conheça tudo sobre o bairro de Pindobal

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    O município de Maricá tem diversos bairros e essas localidades claramente têm os seus nomes que abrange um único significado ou vários conceitos. Nesta matéria iremos abordar sobre um local que está situado no segundo distrito de Maricá, iremos falar sobre Pindobal.

    O nome Pindobal é de uma linguagem tupi-guarani e que tem o seu significado como “extenso ou aglomerado de pindobas”, sendo assim existe na região grande quantidade dessa palmeira que até nos dias de hoje você pode encontrá-las em pontos específicos do bairro como no Park 3, Loteamento Chácaras ll e Fazenda das Águas.

    Segundo informações, tempos atrás os moradores do local utilizavam as pindobas para confeccionar cestos, esteiras, chapéus e bolsas, há informações obtidas por historiadoras e pesquisadoras maricaenses que a família Fernandes de Andrade vendiam esses objetos.

    De acordo com o Plano Diretor, Pindobal tem uma característica mais rural, com presença de sítios e grandes lotes, porém nos últimos anos a localidade vem mudando passando de rural para urbano, junto com Pindobal outros bairros estão na mesma situação sendo eles Manoel Ribeiro, Caju, Bambuí, Vale da Figueira e Bananal.

    A pindoba também é chamada de babaçu é uma palmeira que tem todas as suas partes exploradas e utilizadas para o sustento de milhões de pessoas. Nada é desperdiçado, especialmente no Centro Oeste, Norte e Nordeste do país, onde há grande ocorrência dessa planta.

    A planta é bastante resistente e contém frutos com sementes oleaginosas que são comestíveis. Além disso, a pindoba contém substratos que podem ser usados em remédios.

    INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE PINDOBAL

    • De 2012 até 2020 foram concebidas 35 licenças de construção
    • O cantor da música “Lobisomem de Bambuí”, MC Meia-Noite, morava em Pindobal, como a lenda se passava no bairro vizinho, Bambuí, acabou refletindo também em Pindobal
    • Até o fechamento desta matéria infelizmente o bairro não tem uma área de lazer, porém as obras do futuro espaço de socialização e recreação está sendo feito pelo governo do Fabiano Horta e pela SOMAR na entrada do Park 1
    • A região tem três avenidas sendo elas a Avenida Bambuí (Chácaras ll), Joaquim Rodrigues (Park 1, 2, 3 e 4) e São Lourenço (Fazenda das Águas)
    • Em 2010, 2016 e 2022 foi decretado Situação de Emergência por causa das fortes chuvas
    • Mesmo com as tempestades o bairro de Pindobal tem baixo risco de desastre natural
    • Há três linhas de ônibus (EPT) que percorrem a área sendo elas E10 (Bambuí – via Manoel Ribeiro), E10A (Bambuí – via Areal) e E10B (Bambuí – via Caju)
    • Os bairros vizinhos são Bambuí, Caju, Manoel Ribeiro e Jardim Interlagos
    • Um avião de pequeno porte já caiu no bairro, segundo moradores antigos, no ano de 1953 uma aeronave de pequeno porte se chocou na serra Paracatu
    •  O local tem uma Associação de Moradores ativa desde novembro de 2021
    • O grande pedido dos moradores é a mudança de condomínio (Park’s) para loteamento
    • Via principal é a Estrada Antonio Callado
    • A pessoa que foi homenageada na via principal de Pindobal, Antonio Callado, foi um jornalista, romancista, biógrafo e dramaturgo brasileiro.
    • Podemos dizer que Pindobal tem praticamente um “irmão” distante, estamos falando de Pindobas que é um outro bairro de Maricá, porém localizado próximo ao Caxito, ambos têm o mesmo significado e antigamente tinham uma coisa em comum, eles eram considerados na época como sub-bairros mesmo não sendo.
    • Pindobal e o sub-bairro Limão compartilham uma lenda, segundo os antigos moradores, na Rua desativada do Limão existia uma história em que os escravos da Fazenda do Bananal eram enterrados no local, alguns avistavam espíritos passando pela rua desativada. Não há informações concretas se realmente os escravos eram enterrados nesta rua.

    Quer saber mais sobre o bairro e tem informações para compartilhar? É só comentar ou entrar em contato com a gente e iremos atualizar a matéria.

    Agradecimentos e informações obtidas através da historiadora Maria Penha, Revista Maricá Já, Agro 2.0 e Plano Diretor de Maricá. 

     

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui