Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

História de Maricá: conheça tudo sobre o bairro de Pindobal

O município de Maricá tem diversos bairros e essas localidades claramente têm os seus nomes que abrange um único significado ou vários conceitos. Nesta matéria iremos abordar sobre um local que está situado no segundo distrito de Maricá, iremos falar sobre Pindobal.

O nome Pindobal é de uma linguagem tupi-guarani e que tem o seu significado como “extenso ou aglomerado de pindobas”, sendo assim existe na região grande quantidade dessa palmeira que até nos dias de hoje você pode encontrá-las em pontos específicos do bairro como no Park 3, Loteamento Chácaras ll e Fazenda das Águas.

Segundo informações, tempos atrás os moradores do local utilizavam as pindobas para confeccionar cestos, esteiras, chapéus e bolsas, há informações obtidas por historiadoras e pesquisadoras maricaenses que a família Fernandes de Andrade vendiam esses objetos.

De acordo com o Plano Diretor, Pindobal tem uma característica mais rural, com presença de sítios e grandes lotes, porém nos últimos anos a localidade vem mudando passando de rural para urbano, junto com Pindobal outros bairros estão na mesma situação sendo eles Manoel Ribeiro, Caju, Bambuí, Vale da Figueira e Bananal.

A pindoba também é chamada de babaçu é uma palmeira que tem todas as suas partes exploradas e utilizadas para o sustento de milhões de pessoas. Nada é desperdiçado, especialmente no Centro Oeste, Norte e Nordeste do país, onde há grande ocorrência dessa planta.

A planta é bastante resistente e contém frutos com sementes oleaginosas que são comestíveis. Além disso, a pindoba contém substratos que podem ser usados em remédios.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE PINDOBAL

Quer saber mais sobre o bairro e tem informações para compartilhar? É só comentar ou entrar em contato com a gente e iremos atualizar a matéria.

Agradecimentos e informações obtidas através da historiadora Maria Penha, Revista Maricá Já, Agro 2.0 e Plano Diretor de Maricá. 

 

Sair da versão mobile