Foto: Alexandre R.Ducoff
Sustentabilidade, educação ambiental, alimentação saudável e economia, tudo isso está sendo ensinado e praticado no bairro do Condado (Maricá RJ) graças a realização e construção da horta comunitária e plantio de árvores frutíferas que estão sendo feitas por um morador da localidade conhecido como Charles Carvalho.
Charles é presidente da Associação de Moradores do Condado e coordenador da Equipe de Conservação do Condado e Marquês de Maricá. Vale destacar que ele conta com o apoio dos trabalhadores do Conserve e do vereador Danilo Santos (PDT).
De acordo com informações, a ideia surgiu devido à ação da equipe de conservação que sempre está realizando o trabalho de capina, roçagem e varrição, Charles percebeu que os materiais que são recolhidos poderiam ser usados para adubo, ou seja, fazer a famosa compostagem que se trata de um processo biológico onde microorganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica com o objetivo de mudar à terra em solo humífero.
Alguns materiais que podem ser reciclados para esta finalidade são cascas de banana, frutas, folhas mortas, legumes, hortaliças, pó de serraria, madeira podre e carvão vegetal.
O coordenador da equipe e idealizador do projeto, Charles Carvalho, disse: “Os moradores estão abraçando a ideia! Além de manter o bairro mais limpo, estamos também trabalhando com a sustentabilidade. Destaco aqui que realizamos o recolhimento de óleo e captação de gás metano”.
Vale destacar que não são usados agrotóxicos no cultivo, sendo assim um trabalho 100% Agroecológico.
MATERIAIS QUE NÃO PODEM SER UTILIZADOS
- Papéis não recicláveis: etiquetas, fita crepe, papel carbono, guardanapos, papéis metalizados, papel toalha e papel plastificado;
- Plásticos: espuma, acrílicos, teclados de computador, isopor, tomadas e cabos de panela;
- Metais: latas de tintas, pilhas, latas de combustível, clipes e grampos;
- Vidros: ampolas de medicamentos, louças, lâmpadas, vidros temperados e espelhos.
IMPORTÂNCIA DA COMPOSTAGEM
A compostagem é o processo de reciclagem do lixo orgânico onde a matéria orgânica é transformada em adubo natural que pode ser utilizado na agricultura e em plantas, jardins e hortas para substituir o uso de produtos químicos. Além disso, a compostagem auxilia na redução das sobras de alimentos, sendo uma solução simples para reciclar os resíduos que geramos em nossa casa.
Esse processo contribui ainda para a diminuição do aquecimento global, pois, esse material transformado em adubo deixa de ir para os aterros sanitários e assim não gera o gás metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa. Além disso diminui a utilização de fertilizantes sintéticos na agricultura.
Desse modo, para que possamos fazer a compostagem em casa é necessário produzir uma composteira doméstica. Porém, existem algumas formas e regras que devem ser seguidas durante essa confecção.