Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

7ª Conferência da Cidade de Maricá será realizada neste fim de semana, de 20 a 22/05

A Prefeitura de Maricá reúne os representantes da sociedade civil nesta semana para as discussões da 7ª Conferência da Cidade – Maricá por Você. Os delegados individuais e das instituições têm até quarta-feira (18/05) para apresentarem os nomes que vão participar dos debates, elaboração das propostas para o desenvolvimento do município e da eleição do Conselho da Cidade. A abertura do evento acontece sexta-feira (20/05), às 18h, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro; e as discussões serão no sábado e no domingo (21 e 22/05), das 9h às 17h, no Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Fontoura, também na região central.

As indicações dos delegados precisam ser enviadas pelo e-mail secretariaurbanismo.marica@gmail.com ou presencialmente na Secretaria de Urbanismo (Rua Álvares de Castro, nº 154, próximo ao canal, bairro Araçatiba). Os dados necessários são: nome completo, documento de identidade (RG ou CPF), celular e e-mail de cada participante inscrito. Mais informações pelo telefone (21) 3731-9777.

O secretário municipal de Urbanismo, Celso Cabral, destacou que será elaborado um relatório com as propostas debatidas na conferência.

“Reafirmo o compromisso da Prefeitura de Maricá em desenvolver a cidade. O resultado das discussões será um instrumento para que os Conselheiros da Cidade, que serão eleitos, façam a avaliação, monitoramento e proposições para que as ações sejam desenvolvidas. A conferência é para todos participarem e que a gente tenha um conselho bastante efetivo”, disse Cabral.

Debates nos distritos

Entre abril e início de maio, a Secretaria de Urbanismo promoveu cinco reuniões preparatórias com os moradores nos distritos da cidade, sendo duas no Centro (uma somente com as instituições da sociedade civil), além de Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. Foram realizados debates sobre mobilidade urbana, sustentabilidade, meio ambiente, saneamento, habitação e desenvolvimento urbano.

Entre as ideias sugeridas, a população indicou projetos na área de mobilidade e sustentabilidade; transporte sobre trilhos; corredores exclusivos de ônibus; planejamento de rotas dos ônibus municipais; ocupação de praças públicas com artes; iluminação nos pontos de ônibus; reflorestamento do município com árvores em centros urbanos; regras para evitar a poluição visual e sonora; planos para melhorar o trânsito da cidade; ampliação de ciclovias; fiscalização mais rigorosa contra construções irregulares; e criação de sistema de energia eólica e solar; entre outros.

Delegados formam grupos de trabalho

Com o término das discussões nos distritos, os delegados eleitos ou indicados, que terão direito a voto na conferência, vão formar os grupos de trabalho para elaborar as propostas a partir das ideias indicadas pela população. Vale destacar que o critério para ser delegado era a participação de, pelo menos, uma reunião preparatória nos bairros.

Eleição do Conselho da Cidade

Ao final da conferência, serão escolhidos os membros, titulares e suplentes, do Conselho da Cidade (ConCidade), que é composto por representantes de movimentos sociais, empresários, trabalhadores e administração pública. O Conselho tem como função analisar, propor e fiscalizar mudanças e soluções nas políticas públicas.

O ConCidade é formado por 15 representantes, sendo cinco do Executivo e um do Legislativo; cinco de movimentos sociais e populares; um empresarial; um dos trabalhadores; um de instituição da sociedade civil; e um de Organizações Não Governamentais (ONGs).

Sair da versão mobile