23.1 C
Maricá
domingo, maio 18, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMaricá promove diversas ações de combate à dengue por toda a cidade

    Maricá promove diversas ações de combate à dengue por toda a cidade

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está empenhada no enfrentamento à dengue, com equipes atuando no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti — transmissor da doença, além da zika e da chikungunya —, e em ações de conscientização da população nas ruas e nas residências. Atualmente, cerca de 200 agentes de combate às endemias percorrem os quatro distritos da cidade (Centro, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu), realizando vistorias nas casas, oferecendo orientações para prevenir a proliferação da dengue e aplicando larvicida em locais onde são identificados focos do Aedes aegypti.

    Nos distritos, as equipes são separadas por bairros, atuando continuamente em cada área. O trabalho é integrado, incluindo registros geográficos do município (identificando novas ruas e endereços, por exemplo), estratégia de saúde, os laboratoristas (que reconhecem as larvas de mosquitos) e os agentes responsáveis pela abordagem às pessoas. A busca ativa também contribui para registrar casas abandonadas, fechadas ou terrenos com entulhos, notificando os proprietários para que façam a limpeza dos espaços.

    “As nossas visitas domiciliares são rotineiras e essenciais, conscientizando os moradores e reforçando a importância de observar possíveis focos, principalmente nos quintais. Estamos em um momento de proliferação dos mosquitos responsáveis pela dengue em todo o Brasil. Pedimos que a população redobre a atenção e esteja atenta às orientações passadas pelos agentes de combate às endemias para minimizarmos o impacto da doença no nosso município”, destacou Ronald Marques, gerente da Vigilância em Saúde Ambiental.

    Ronald também reforçou a importância dos moradores receberem os agentes de combate às endemias em suas casas: “Caso você receba a visita de um dos nossos profissionais, que podem ser identificados por crachá, camiseta (de cor azul e vermelha) ou colete, não exite em abrir a porta da sua casa para ele. Essa atitude é essencial para otimizar o combate à doença e ajuda evitar a proliferação do mosquito,” reforçou.

    Moradores reforçam o impacto das ações de conscientização

    Na última sexta-feira (13), os agentes realizaram uma ação educativa no Bairro da Amizade, visitando dezenas de residências e distribuindo folhetos com dicas de combate à dengue aos moradores. Uma das casas que foram visitadas foi a do aposentado Luís Nascimento, de 63 anos. Vivendo em Maricá há 30 anos, ele aprovou a abordagem dos agentes.

    “É muito positiva ter uma ação efetiva como essa. Dessa forma, esclarecemos as nossas dúvidas sobre a dengue e recebemos dicas essenciais para lidar com os focos da doença no dia a dia, atitude fundamental para a conscientização. Durante a pandemia, a nossa preocupação se voltou à Covid-19. Contar com essa visita agora se une aos cuidados que já tenho, como a limpeza da caixa d’água e não deixar a água acumular nos recipientes”, afirmou.

    Ruth do Nascimento, de 54 anos, também gostou da visita, ressaltando os riscos da dengue e a importância da conscientização.

    “Eu acho ótima essa visita dos agentes, que ajuda a trazer mais consciência aos moradores do bairro. Só quem teve dengue sabe como ela é perigosa, então cuido do meu quintal com a ajuda da minha família, me atentando aos possíveis focos, como as garrafas (que estão sempre viradas) e à caixa d’água tampada corretamente”, acrescentou.

    Pequenas atitudes ajudam no combate à dengue

    A maneira mais eficaz de prevenir a dengue é combater os focos do mosquito Aedes aegypti. Confira abaixo algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar a proliferação da doença:

    – Verifique se a caixa d’água está bem tampada

    – Não deixe lixeiras abertas

    – Coloque areia nos pratos de plantas

    – Recolha o lixo do quintal

    – Limpe as calhas

    – Cubra piscinas

    – Tampe os ralos

    – Limpe a bandeja externa da geladeira

    – Não deixe acumular água nas vasilhas dos bichos de estimação

    – Cubra cisternas

    – Tampe bem todos os reservatórios de água

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.