23.6 C
Maricá
domingo, maio 18, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáSexto Encontro de Enfermagem de Maricá aborda a importância dos profissionais e...

    Sexto Encontro de Enfermagem de Maricá aborda a importância dos profissionais e investimentos na área

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá promove “Jogos para Todos” no CEU da Mumbuca

    Dinâmicas com esportes adaptados estimulam pensamento crítico dos estudantes...

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira (20/05), o VI Encontro de Enfermagem de Maricá, com o tema “Enfermagem, uma voz para liderar – Investimento na Enfermagem em respeito aos seus direitos para garantir a saúde global”. O evento simboliza a Semana Municipal de Enfermagem e foi realizado em parceria com o Movimento dos Ativistas da Enfermagem Brasileira (MAE), abordando a vivência dos profissionais da área, os maiores desafios enfrentados no dia a dia, além de homenagear enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem — principalmente pelo empenho na luta contra a covid-19.

    A atividade ocorreu no auditório da Igreja Batista Atos 2, em Itapeba, e contou com a presença de profissionais da área da enfermagem das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Maricá, dos hospitais municipais Conde Modesto Leal (no Centro) e Dr. Ernesto Che Guevara (em São José do Imbassaí), assim como da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e Posto Santa Rita, em Itaipuaçu. Também estiveram presentes profissionais do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ); a deputada estadual e enfermeira Rejane de Almeida, membro da comissão de Saúde da Alerj; além do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Maricá, vereador Richard Alter.

    A secretária de Saúde, Solange Oliveira, deixou uma mensagem para os presentes, homenageando a luta histórica dos profissionais da enfermagem e o trabalho deles em Maricá.

    “Quando alguém faz a opção por cuidar do outro está exercendo a empatia no seu maior grau. O trabalho dos profissionais de enfermagem é maravilhoso, especial e essencial, e isso foi evidenciado durante a crise sanitária. Esse período mostrou que a atuação dessas equipes é fundamental, determinante para qualquer enfrentamento e isso não pode ser esquecido. É o momento de cobrar o justo: a valorização do profissional de enfermagem, nas suas jornadas, condições de trabalho e na remuneração digna. Parabéns pela semana dedicada e pela luta histórica pela saúde”, afirmou.

    Encontro uniu mobilização e troca de conhecimentos

    O evento foi aberto com Jô Borges, que entoou o hino nacional, seguindo com a cerimônia do acender da lâmpada — rito símbolo da enfermagem. A primeira mesa de discussões teve início com o tema “O Futuro da Enfermagem e seus Avanços”, apresentando perspectivas para a atuação dos profissionais da área, principais conquistas obtidas nos últimos anos e os desafios que ainda precisam ser enfrentados. A enfermeira Luana Rodrigues, subsecretária da Rede de Atenção e Saúde Coletiva, participou da mesa e assegurou que o evento é uma ferramenta para reconhecer a importância dos profissionais da enfermagem, ressaltando o papel da organização e da humanização nesse processo.

    “Enfermagem é ocupar espaços e ter enfermeiros na gestão é uma forma de reconhecer a importância dos profissionais da área. É fundamental nos unirmos e nos organizarmos, lutando pela valorização profissional com responsabilidade. Assumimos nosso papel através do conhecimento e devemos pontuar os avanços tecnológicos que contribuem para nossa atuação, mas nunca devemos perder a essência do nosso trabalho, que é o cuidado ao próximo”, salientou.

    Shirley Linhares, coordenadora de Atenção Primária à Saúde, destacou o simbolismo do encontro, unindo reconhecimento à luta dos profissionais da enfermagem e valorização da área.

    “Esse evento marca o fortalecimento da enfermagem no Brasil e, principalmente, em Maricá. Durante momentos difíceis da pandemia, esses profissionais foram extremamente presentes, logo o encontro é uma maneira de agradecer por todo o trabalho que eles vêm desenvolvendo para a população. Além disso, com a atividade, simbolizamos o Dia do Enfermeiro (12/05), e o Dia do Técnico de Enfermagem, celebrado em 20/05”, reforçou.

    Ao final da manhã, foram entregues moções a profissionais da enfermagem e pessoas que simbolizam a luta pela valorização profissional da categoria.

    Mesa redonda e capacitação marcam as atividades da tarde

    O evento continuou, à tarde, com a mesa redonda “O processo de formação em Enfermagem: caminhos para a valorização do trabalho e construção de uma sociedade inclusiva”, promovendo diálogos integrativos entre os processos de formação profissional e políticas de valorização à área da enfermagem.

    Depois, encerrando o encontro, os presentes puderam adquirir novos conhecimentos e ter contato com diferentes práticas relacionadas à enfermagem no “Capacita Coren-RJ”, iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem que oferece capacitações aos profissionais em várias frentes.

    Homenagem à enfermagem também na Rede de Urgência e Emergência

    Outra atividade que celebrou a Semana Municipal de Enfermagem foi promovida na quinta-feira (19), com uma noite de homenagens a enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de saúde da Rede de Urgência e Emergência (RUE), que contou com a entrega de troféus aos profissionais. O evento foi realizado na Fazenda Pública Joaquín Piñero (no Espraiado), em parceria com as secretarias de Agricultura, Cultura e Turismo.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.