26 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioDestaque NewsEvento da Secretaria de Cidade Sustentável celebrou o Dia Mundial da Biodiversidade...

    Evento da Secretaria de Cidade Sustentável celebrou o Dia Mundial da Biodiversidade neste domingo (22/5)

    Data:

    Últimas Notícias

    Rio inicia vacinação contra nova variante da covid-19 em idosos

    A Prefeitura do Rio de Janeiro começou, nesta segunda-feira...

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...

    Campanha em Maricá destaca importância da doação de leite materno

    A Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19) uma...
    Fotos: Evelen Gouvêa

    A Prefeitura de Maricá celebrou o Dia Mundial da Biodiversidade neste domingo (22/5) com o lançamento do projeto ‘Jacarés do Manu’, que pretende criar um santuário para os cerca de 40 jacarés da espécie papo-amarelo que habitam o canal e a área de pântano do loteamento Manu Manuela. A iniciativa é da Associação de Moradores da localidade e do grupo comunitário Mulheres do Manu com apoio de órgãos como a Secretaria da Cidade Sustentável e a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).

    O evento reuniu moradores e representantes do governo municipal na quadra do bairro. Em seguida, todos participaram de uma caminhada à beira do canal, onde foram instaladas placas explicando o ciclo de reprodução dos répteis. O grupo avistou alguns dos animais no leito do canal, o que despertou a curiosidade principalmente das crianças.


    “Para preservar o jacaré, não pode poluir o canal jogando lixo nele”, recomendou o pequeno João Francisco Coutinho, de 8 anos, eleito guardião-mirim da preservação no bairro. Para a presidente da associação, Thainá Vila Real, o apoio do governo nesta causa é algo significativo. “Essa é uma das lutas que temos em nosso loteamento, que lida com a educação especialmente dos pequenos no trato com os animais”, disse ela, lembrando que os moradores serão orientados a não oferecer alimentos ou provocar os répteis que vivem ali.


    De acordo com a Secretaria de Cidade Sustentável, os jacarés serão catalogados e monitorados para que seu habitat seja mantido no loteamento. O secretário Hélter Ferreira garantiu que a pasta está à disposição da comunidade neste propósito. “Viemos aqui para abraçar essa causa porque sabemos o quanto é difícil organizar a comunidade e levar à frente seus projetos”, declarou.


    O vice-prefeito Diego Zeidan disse que este é mais um avanço que a cidade demonstra e que o trabalho feito no Manu Manuela deve chegar a outros bairros da cidade. “É importante ver essa relação do governo com a comunidade. É essa parceria que transforma os bairros com uma gestão democrática”, afirmou.

     

     

    spot_imgspot_img
    Paulo Celestino
    Paulo Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfico, cinegrafista, jornalista e produtor audiovisual. Quando uma notícia é verdadeira, essa informação é divulgada por diversos meios de comunicação, pois se é de interesse público, é deve da imprensa divulgá-la. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.