Os sinais que você pode estar tendo um aneurisma cerebral Imagem: Pixabay
O aneurisma cerebral ocorre quando a parede de alguma artéria que leva o sangue até o cérebro infla. A causa pode ser resultado de uma enfraquecimento dos tecidos das paredes das artérias, que pode até mesmo se romper. Quando isso ocorre, o atendimento médico precisa ser o mais rápido possível, pois pode causar uma hemorragia cerebral com graves consequências, levando o paciente até mesmo ao óbito.
O problema afeta geralmente pessoas com mais de 40 anos e corre principalmente em mulheres. A prevenção consiste em verificar sempre que possível a pressão arterial e levar uma vida saudável, evitando comer muita gordura, praticando exercício físico e evitado o tabagismo.
Sinais de um aneurisma cerebral
Dependendo da gravidade, o aneurisma pode apresentar alguns sintomas. Segundo o Manual MSD (em espanhol), em algumas ocasiões ele causa apenas pequenos inchaços na veia e sem sua ruptura, logo não causa grande desconforto. Contudo, de acordo com a Clínica Mayo (espanhol), a inflamação da artéria pode pressionar outras estruturas da cabeça, como os nervos, podendo causar os seguintes desconfortos:
- Pálpebra caída;
- Mudanças de visão, como ver o dobro;
- Dor acima ou atrás do globo ocular;
- Pupila dilatada;
- Dormência ou fraqueza muscular em apenas um lado do rosto.
Caso haja ruptura, os sintomas se agravando:
- Dor de cabeça forte repentina;
- Náusea;
- Vômito;
- Pescoços são rígidos;
- Perda de consciência;
- Desconforto semelhante ao de um acidente vascular.
Nesses casos, os especialistas informam que o atendimento em um pronto-socorro deve ser imediato para que não haja maiores consequências.
Fonte: Metro Word News.