21.4 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioGazeta BrasilTempestade de meteoros: saiba onde e como observar fenômeno no Brasil, na...

    Tempestade de meteoros: saiba onde e como observar fenômeno no Brasil, na madrugada de terça (31)

    Data:

    Últimas Notícias

    Traficante é preso e adolescente apreendido com armas e drogas em itaipuaçu

    Na tarde da última quinta-feira (21), uma operação do...

    Previsão do tempo: Chuva e céu nublado são esperados

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá...

    Restaurante Mauro Alemão Divulga Cardápio da Semana

    A Secretaria de Economia Solidária, publicou o cardápio semanal...

    Maricá Abre Inscrições para Curso Gratuito de Informática

    A Prefeitura de Maricá, em parceria com o SENAI/SESI...

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    A madrugada desta terça-feira (31) será marcada pelo fenômeno “Tau-Herculídeas”, uma chuva de meteoros que poderá ser observada em diversas regiões do Brasil. Segundo especialistas, a tempestade acontece entre 0h e 2h, no horário de Brasília.

    Os Estados Unidos e a América Central serão os locais com maior visibilidade. Lá, a expectativa máxima é de que até 100 mil meteoros sejam vistos.

    Segundo especialistas, esta é a primeira vez em quase 200 anos que um fenômeno dessa magnitude poderá ser visto na Terra. A última tempestade desse nível ocorreu em 1833.

    Apesar da chuva de meteoros ser visível por todo país e a olho nu, algumas regiões vão ser privilegiadas. O integrante de Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) Marcelo Domingues explica que, desde que o clima colabore e o céu não esteja encoberto, a melhor região para observar o fenômeno será o Norte do país.

    No Brasil, a expectativa é que sejam vistos entre 9 mil e 57 mil meteoros. Segundo as previsões da Bramon, o país estará dividido em quatro áreas de visibilidade, cortando o território em diagonais:

    • Primeira faixa (cerca de 57 mil meteoros): Acre, Roraima e oeste e centro do Amazonas;
    • Segunda faixa (cerca de 42 mil meteoros): Rondônia, leste do Amazonas, Amapá, oeste do Mato Grosso e grande parte do Pará;
    • Terceira faixa (cerca de 25 mil meteoros): leste do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, oeste da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Paraná;
    • Quarta faixa (cerca de 9 mil meteoros): Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e grande parte de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

    Marcelo Domingues diz, no entanto, que a diferença de visibilidade não interfere na beleza do fenômeno.

    Melhores horários

    A chuva de meteoros “Tau-Herculídeas” será dividida em duas “janelas”, segundo Marcelo Domingues. A primeira delas deve ocorrer por volta da 0h11, no horário de Brasília, da terça-feira, e deve durar em torno de 15 minutos.

    Já a segunda janela do fenômeno — a mais intensa, segundo o especialista — acontece próximo às 2h05da madrugada. A duração pode variar entre 20 e 30 minutos.

    Marcelo explica que a previsão pode variar, atrasando ou adiantando o fenômeno. Por isso, a recomendação é que a observação comece a partir das 23h da segunda-feira (30) e vá até as 3h da madrugada da terça-feira.

    Como observar

    O especialista garante que a observação da tempestade é democrática. Não é preciso instrumentos profissionais para contemplar o fenômeno, visível a olho nu.

    O ideal é assistir a chuva de meteoros em um local com baixa iluminação, longe das luzes mais fortes da cidade. Também é preciso privilegiar ambientes mais abertos, onde haja uma boa visibilidade do céu.

    Fonte: G1

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui