18.3 C
Maricá
segunda-feira, novembro 25, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáAgricultura promove primeira oficina de Cultivo em Pequenos Espaços Produtivos em Araçatiba

    Agricultura promove primeira oficina de Cultivo em Pequenos Espaços Produtivos em Araçatiba

    Data:

    Últimas Notícias

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, realizou nesta terça-feira (31/5) a primeira oficina de Cultivo em Pequenos Espaços Produtivos, que ensinou técnicas de plantio em áreas e recipientes de curta dimensão a 30 pessoas na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba. As aulas ocorreram em dois turnos, pela manhã e à tarde, e foram ministradas por instrutores da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar).

    Os participantes receberam lições sobre como preparar a terra e as condições ideais de plantio de hortaliças, e também plantaram algumas delas. Os profissionais da Cooperar ensinaram ainda técnicas de manejo do solo, métodos para o consórcio de hortaliças (cultivo de diferentes culturas no mesmo espaço), além de compartilharem conhecimentos sobre formas de cultivar mudas, sementes e como plantar em recipientes reutilizados — uma maneira de não desperdiçar objetos que já existam em casa. Ao final, houve sorteio de brindes e distribuição de sementes.

    A aula foi conduzida pelo técnico em agropecuária Agnaldo Ribeiro, conhecido como Naldo Terra, que disse estar surpreso com a grande procura. “Muita gente nos procurou querendo participar, foi uma coisa surpreendente! Isso só ajuda a fomentar a agroecologia e seu dinamismo, o que nos deixa muito felizes”, celebrou o instrutor, que teve o apoio de outros técnicos da Cooperar.

    Para quem foi conhecer as técnicas de plantio, o dia foi bastante proveitoso. “Eu adorei e foi muito bom aprender com quem realmente entende”, disse a modelista Eduarda Mattos, de 47 anos, que mora em Itaipuaçu e é idealizadora do projeto Du Alecrim, que atua com medicina natural.

    Já o aposentado José Maria Agualuza, de 59 anos, acredita que a oficina deveria chegar também às crianças. “Seria bom para elas aprenderem desde cedo como manejar e terem amor pela terra, e que a natureza nos dá tudo o que precisamos. O mais legal hoje foi aprender sobre o tempo da terra”, relatou o morador de Cordeirinho, onde mantém uma horta fechada e um minhocário.

    Segundo a Cooperar, as próximas edições presenciais da oficina serão na unidade de produção do Manu Manuela e na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, em datas ainda a serem marcadas. No fim de junho, porém, o evento será somente virtual e vai se alternar com os presenciais mensalmente.

    A Cooperar atua em Maricá desde 2016 e é responsável pela Praça Agroecológica de Araçatiba e por duas unidades de produção agroecológica, localizadas no bairro Manu Manuela e na Fazenda Pública Joaquín Piñero (no Espraiado), desenvolvendo projetos que fortalecem a agroecologia na cidade, participando da entrega de hortaliças e leguminosas à população e às instituições sociais da cidade, atividade que estimula a segurança e soberania alimentar dos moradores.

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui