Na manhã desta quarta-feira (08/06) um grupo de pessoas tendo como alguns organizadores o Alberto Gomes de Oliveira (Sítio Aruanda), Matheus, Andre e Lucas, realizaram uma bela ação voltada ao benefício, coleta e distribuição da Aroeira-Vermelha, mais conhecida como Pimenta-Rosa. O evento aconteceu no calçadão da Rua 90 (Cordeirinho/Maricá RJ).
Além da distribuição entre as pessoas que participaram, a ação tem como intuito educativo, pois muitos não sabem dos diversos benefícios que a planta dar, por isso alguns moradores e trabalhadores da Enel realizam o corte inadequado da árvore.
Lembrando que o trabalho realizado pode ser um embrião para um projeto ainda maior para a cidade maricaense.
Um dos organizadores, Alberto Gomes (Sítio Aruanda), destacou: “A ação tem como objetivo retomar a cultura do uso da pimenta-rosa, ou seja, no ponto de vista cultural. Há uma importância para a economia de Maricá, pois a aroeira se adapta muito bem ao solo maricaense principalmente em beiras de lagoas e de toda orla, ela sendo nativa ela tem grande quantidade aqui no município e lembrando que o produto é altamente valorizado principalmente pela culinária europeia, logo temos um potência econômica muito importante”.
O morador da região e professor de Geografia, Lucas, disse sobre o mutirão: “O significado desse coletivo tem como perspectiva fortalecer o movimento de agroecologia aqui de Maricá e para além disso a coleta é um retorno as práticas ancestrais que conviviam com esse bioma em que a Aroeira faz parte, ou seja, é uma ação de retomada e reconciliação com a natureza”.
A Ana Maria, moradora de Maricá, falou da ótima oportunidade que está tendo em conhecer mais as práticas da agroecologia: “Estou recebendo a oportunidade aqui na cidade maricaense de se juntar com pessoas e descobrir coisas que da onde eu vim, uma área urbana, não tive esta oportunidade. Fico feliz em fazer parte desse conjunto que está dando a visibilidade merecida a Pimenta-Rosa”.
O evento contou com a presença do vereador Xandi Bambuí (PCdoB) que aproveitou para parabenizar o projeto: “Passei aqui pelo calçadão da Rua 90 e vi uma coisa sensacional, várias pessoas recolhendo as Aroeiras e dando a importância para esta árvore que é de suma importância para a medicina, para os animais em especial os pássaros e para a culinária. Parabenizo aqui os trabalhos do movimento”.
Além do vereador, outras presenças foram: Wallace (Horta de Cordeirinho), Tâmara (Cientista Social), Thallison Rodrigues (Inova Maricá/Engenheiro Agrônomo) e Marcos (Empresário em Cordeirinho).
BENEFÍCIOS DA AROEIRA
- A aroeira pode ser usada como um tônico para a pele muito oleosa ou acneica, por ser um poderoso adstringente natural;
- A aroeira possui um perfume agradável, tanto as folhas quanto os frutos podem ser usados em receitas de drinks;
- Auxilia no controle e redução da febre, além de contribuir para redução dos níveis de colesterol;
- Promove a mais rápida ação de coagulação, assim, acelerando o processo de cicatrização de feridas;
- Utilizada para prevenir e combater infecções no trato urinário, sua forma de banho de assento é muito utilizada para combater infecções do tipo.
AROEIRA NA CULINÁRIA
- Bacalhau na brasa com pimenta-rosa;
- Torta de bacalhau com pimenta-rosa;
- Bolinho de bacalhau com molho de pimenta-rosa;
- Lasanha de salmão com pimenta-rosa;
- Berinjela ao forno com queijo, pimenta-rosa e mel;
- Picadinho de fraldinha com legumes e pimenta-rosa;
- Medalhão ao molho de catupiry e curry com pimenta-rosa;
- Espaguete com crisps de presunto parma e pimenta-rosa;
- Lombo de cordeiro com purê, molho de jabuticaba e pimenta-rosa;
- Tortinha de abacaxi com pimenta-rosa;
- Bolo mousse com pimenta-rosa;
- Caipirinha com limão siciliano, pimenta-rosa, manjericão e mel.