24.5 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta ItaboraíCasa Paulina Porto apresenta exposição "As sementes e as suas memórias" até...

    Casa Paulina Porto apresenta exposição “As sementes e as suas memórias” até 2 de julho

    Data:

    Últimas Notícias

    Cicloturistas noruegueses cruzam Maricá pela Rota Charles Darwin

    Grupo chegou por Itaipuaçu e passou por outras áreas...

    Cine Henfil mostra Filmes variados de 22 a 24/11

    A Secretaria de Cultura divulgou a programação do Cine...

    Programa de Oftalmologia Realiza Mais de 500 Cirurgias em Oito Dias

    A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação...

    A Casa Paulina Porto, no Centro, apresenta ao público a exposição “As sementes e as suas memórias”, até o próximo dia 2 de julho. A visitação é gratuita e fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, na Sala Antônio José da Silva.

    A mostra foi idealizada pelo casal Jean Carlos Rocco e Mariluce Coelho, criadores do projeto Chalé Agroecológico, que atua com agroecologia urbana no bairro Sossego desde 2017. O principal objetivo da exposição é apresentar a variedade de sementes existentes no país e no exterior.

    Na exposição, são abordadas histórias e benefícios de sementes nativas do Brasil e de outros países, como Bolívia e Peru. Um dos alimentos expostos é o tradicional milho roxo, nativo da região dos Andes do Peru, que possui benefícios como o fornecimento de aminoácidos (como a glicina e prolina), que estimulam a produção de colágeno.

    “Coletar sementes é resgatar culturas, histórias, guardar e reativar memórias. As sementes carregam adaptações aos ambientes por onde passaram, levando consigo uma leitura de resiliência e resistência”, disse Jean Carlos Rocco.

    Além das mais de 40 variedades, a exposição conta com livros históricos sobre a importância das sementes. O secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, ressaltou a importância da valorização da cultura do município.

    “No mês de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, como homenagem, a Secretaria Municipal de Cultura promoverá diversas exposições voltadas para o tema. Se você admira a cultura de nossa cidade e o meio ambiente, venha prestigiar este lindo trabalho focado na história e benefícios das sementes”, disse o secretário.

    Em 2020, através do edital emergencial da Lei Aldir Blanc, o projeto Chalé Agroecológico foi habilitado pela Secretaria Municipal de Cultura como espaço de cultura alimentar de base comunitária, agroecológica e de culturas originárias, tradicionais e populares, com base no artigo 8º, item 24 da Lei Nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

    Serviço

    Exposição As sementes e suas memórias
    Casa Paulina Porto (sede da Secretaria de Cultura)
    Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto
    Data: até 2 de julho
    De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

    spot_imgspot_img
    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoff
    Formado em jornalismo no ano de 2020. Já trabalhei como fotógrafo e cinegrafista no Atitude Video Art, fotógrafo no Estúdio Novo Olhar, redator do informe-se, repórter do M1newstv Maricá Noticiais e criador de conteúdo da CEIC. Atualmente trabalho como redator, editor e cinegrafista no Gazeta 24 Horas News.

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui