21.6 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioCovid-19Covid-19: casos e atendimentos crescem, mas busca por internação é baixa no...

    Covid-19: casos e atendimentos crescem, mas busca por internação é baixa no estado

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    O estado do Rio de Janeiro continua registrando aumento na taxa de positividade de testes de covid-19 e nos atendimentos de pacientes com sintomas de síndrome gripal. Entretanto, apesar do cenário de crescimento dos indicadores precoces da doença, a 3ª edição do panorama divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na última sexta-feira (10), apontou que as solicitações de leitos ainda estão em patamares baixos.

    O levantamento observou a semana de 29 de maio a 5 de junho. No período, foram realizados, em média, 10 mil testes de antígeno por dia, que tiveram a taxa de positividade de 28%. Também foram analisados, em média, mil exames do tipo RT-PCR, feitos em sua maioria em pacientes internados, dos quais 23% tiveram resultados positivos. Já no período de 22 a 28 do último mês, a positividade ficou, respectivamente, em 22% e 21,4%.

    A procura por assistência médica de casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado também teve aumento de 14% em relação à semana anterior. Enquanto ocorreram 428 atendimentos, sendo 263 pediátricos, entre os dias 22 e 28 de maio, na semana de 29 do mês passado até o último dia 5, foram registrados 489, dos quais 256 foram de pediatria.

    Ainda de acordo com o panorama, o indicador de solicitações de leitos apresentou aumento relativo, mas em números absolutos ainda baixos. Partindo de um patamar de dois a três pedidos de internação por dia, a média diária de solicitações foi de 13 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 para enfermaria, na semana analisada. Já a média diária de pacientes aguardando vaga foi de 17 para UTI e 14 para enfermaria. Na semana anterior, a média diária de solicitações foi de seis para UTI e cinco de enfermaria.

    Nas últimas semanas, a SES acionou o plano de contingência e reverteu 40 leitos no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A medida prevê a ativação de vagas a partir de determinados cenários epidemiológicos e pode ser estendida a outras unidades, de acordo com a demanda. Com base nesse plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento a serem tomadas.

    Em entrevista ao Dia na última quinta-feira (9), o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, afirmou que a pasta não deve voltar a recomendar restrições e que os municípios têm autonomia para decidirem sobre medidas de proteção. No início do mês, a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) enviou nota técnica aos 92 municípios orientando as unidades básicas e de pronto atendimento a manter a oferta de teste rápido de antígeno para todos os casos de síndrome gripal.

    Chieppe também alertou a população sobre a importância de colocar o esquema vacinal contra a covid-19 em dia. “Estamos observando um aumento nos indicadores da covid-19 no estado. Por isso, convocamos a população para que retorne aos postos para completar o esquema vacinal. Quem ainda não tomou a primeira dose ou as doses de reforço deve fazer isso o quanto antes. As vacinas são seguras e a forma mais eficaz que temos para evitar casos graves e óbitos pela covid-19”, disse o secretário.

    Fonte: O Dia.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui