18.3 C
Maricá
segunda-feira, novembro 25, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta RioRio aplica segundo reforço em trabalhadores da saúde com mais de 30...

    Rio aplica segundo reforço em trabalhadores da saúde com mais de 30 anos a partir desta terça

    Data:

    Últimas Notícias

    O calendário de vacinação contra a covid-19 avança nesta terça-feira (14) na cidade do Rio. Os trabalhadores da saúde com idades de 30 anos ou mais poderão receber a segunda dose de reforço em uma das mais de 230 unidades de Atenção Primária. O imunizante vai estar disponível para os contemplados que tomaram o primeiro reforço há quatro meses ou mais.

    Para receber a vacina, os profissionais também precisam apresentar um documento original com foto e algum outro que comprove a função, como comprovante do conselho de classe, contracheque, declaração do estabelecimento onde atuam ou carteira de trabalho. A vacinação para o grupo só volta a avançar no próximo dia 21, quando poderão tomar o segundo reforço os trabalhadores da área com 18 anos ou mais.

    Além do grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue aplicando o segundo reforço para pessoas com 50 anos ou mais, e o primeiro para pessoas a partir dos 12 anos. As unidades também oferecem imunizantes para quem precisa completar o esquema vacinal primário ou não recebeu nenhuma dose contra a covid-19.

    Os postos disponibilizam ainda, das 8h às 17h, testes para detectar a doença em pacientes que apresentem sintomas. Desde o último mês, com o aumento de casos de síndrome gripal, a Atenção Primária do município vem registrando aumento na procura pelo exame e vacinas contra a gripe e o novo coronavírus. Na última semana, foram realizados mais de 60 mil do tipo antígeno nas unidades municipais e a taxa de positividade ficou em 22%.

    Com 1.425.414 doses aplicadas, a cobertura vacinal contra a influenza está, atualmente, em 53%, mas a meta é alcançar 90% dos cariocas. Já a cobertura da vacinação contra a covid-19 contemplou 99,8% dos maiores de 18 anos e 93,9% dos maiores de 5, com o esquema primário. O primeiro reforço foi aplicado em 68,1% dos adultos e 21% dos adolescentes a partir dos 12 anos. Receberam o segundo reforço, até o momento, 64,8% dos idosos a partir dos 60 anos e 19% dos adultos com 50 anos ou mais. Ao todo, foram 16.703.203 doses aplicadas.

    De acordo com a SMS, há ainda 1,8 milhão de pessoas com a vacinação em atraso na capital fluminense. Por conta do esquema vacinal incompleto, a busca por leitos de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) voltou a crescer no Rio. Na última quinta-feira (9), a cidade registrou o maior número de internações desde fevereiro, com 122 pessoas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermaria. Entre eles, 85% estavam com a situação vacinal atrasada ou não foram imunizadas. Segundo o Painel Rio COVID-19, da prefeitura, até às 10h desta segunda-feira (13), havia 120 internados na rede pública da cidade e outros 14 aguardando vaga.

    Fonte: O Dia.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui